MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria de Estado de Saúde emite comunicado preventivo sobre febre maculosa no RJ

Especialistas falam sobre as causas, sintomas e prevenções da doença

Por Kessia Coutinho
16/06/23 - 12:29
Secretaria de Estado de Saúde emite comunicado preventivo sobre febre maculosa no RJ Febre maculosa é causada e transmitida pelo carrapato-estrela | Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Após a confirmação nesta semana de quatro mortes causadas pela febre maculosa em São Paulo, referentes a um surto provocado pela doença em Campinas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES- RJ) emitiu um comunicado especial nessa quinta-feira, 15.

A nota solicita que as pessoas tomem cuidados, caso visitem ou morem em áreas endêmicas (quando existe a presença constante ou habitual de uma doença ou do agente causador da infecção em determinada população).

As principais regiões sob alerta no Estado do Rio, são: Serrana, Noroeste e parte do Norte Fluminense.

De acordo com um levantamento realizado pela SES, de janeiro a 14 de junho deste ano, foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 40 casos suspeitos de febre maculosa, oito deles foram confirmados e dois evoluíram para óbitos.

As duas mortes ocorreram no município de Itaperuna, no Noroeste do estado - em março e maio.

Ainda segundo a SES, em 2022, foram confirmados 33 casos de febre maculosa no RJ, 12 deles resultaram em mortes. Em 2021, foram 21 casos e nove mortes, e, em 2020, 11 registros e dois óbitos.

A Secretaria de Estado de Saúde alerta que, em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para um diagnóstico rápido e preciso:

Quando o tratamento é iniciado nos primeiros cinco dias após o início da exposição, as chances de cura são muito elevadas. Mas, se realmente não for diagnosticada a doença, o risco de morte é muito grande, infelizmente.

Vale lembrar que a febre maculosa ocorre no período da sazonalidade, que começa justamente neste mês de junho e vai até setembro.

Preocupação com a doença em Friburgo

O Portal Multiplix entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para saber sobre possíveis casos da doença no município.

A cidade, além de ser uma área considerada pelo estado como endêmica, também tem muitas capivaras e outros animais que podem ser hospedeiros do carrapato-estrela.

A secretaria informou que detectou, neste ano, um caso suspeito, mas o resultado ainda não saiu. O governo municipal disse que acompanha a situação em Friburgo:

Quanto ao monitoramento, ele é contínuo, e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde investiga os casos a partir da sua notificação. Em contrapartida, paralelo a isso, ações de orientações à população exposta a esses riscos são realizadas.

Febre maculosa

O médico Infectologista da Fundação Oswaldo Cruz, Julio Croda, explicou à reportagem que a febre maculosa é uma zoonose transmitida para o homem, através da picada do carrapato-estrela, desde que ele esteja infectado pela bactéria 'Rickettsia'. Geralmente, os sintomas estão associados a uma síndrome febril hemorrágica:

Os principais sinais e sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça, vômitos e, eventualmente, fenômenos hemorrágico - como manchas vermelhas na pele.

Manchas vermelhas no corpo são um sinal de febre maculosa  Manchas vermelhas no corpo são um sinal de febre maculosa | Foto: Reprodução/Fiocruz

O especialista recomenda que, ao sentir os primeiros sintomas, o paciente busque uma unidade de atendimento mais próxima. O tratamento é feito com antibióticos específicos. Apesar dos sintomas serem os mesmos de outras doenças mais leves, a letalidade da febre maculosa é alta:

A febre maculosa tem uma letalidade muito elevada, em torno de 10% a 20%. Quando a gente compara com a letalidade da Covid, isso no início da pandemia, chegou a 3% a 5%, ou seja, a febre maculosa é de quatro a cinco vezes mais letal.

O médico também reforçou a importância do diagnóstico precoce:

É importante entender que o paciente tem que ser diagnosticado precocemente, principalmente nos primeiros cinco dias da doença, porque existe tratamento específico. Após isso, não existe um tratamento que seja tão eficaz. O tratamento é de suporte e aí a letalidade pode ser ainda maior, principalmente se esse paciente precisar de internação em ambiente hospitalar. A letalidade da doença chega a 75%.

O infectologista da Fundação Oswaldo Cruz lembrou ainda que nem todo carrapato-estrela está infectado com a bactéria, e que, neste momento, não há necessidade de alarde por parte da população fora de Campinas:

Para o resto do Brasil, é importante que a gente faça o monitoramento desses carrapatos através de inquéritos, para verificar ao longo do tempo a frequência de infecções e, aí sim, se for uma frequência extremamente elevada, adotar recomendações e medidas preventivas para a população de forma geral.

Como se prevenir?

O Ministério da Saúde indicou que, ao visitar uma região de maior risco, a pessoa utilize roupas claras, que ajudam a identificar mais rapidamente o carrapato, que tem a cor escura.

Também é importante usar calças e blusas com mangas compridas e utilizar botas. Se possível, segundo o ministério, deve-se prender a barra da calça à meia com fita adesiva.

Outra indicação é que a pessoa utilize repelentes, principalmente os que tenham como princípio ativo: DEET, IR3535 e Icaridina.

Em visita a áreas de risco, o ministério alerta para que as pessoas verifiquem se há presença de carrapatos sobre suas roupas ou pele, a cada duas ou três horas, removendo-os imediatamente para reduzir o risco de transmissão da doença.

Segundo o MS, é importante atentar-se inclusive para os 'micuins', a forma jovem do carrapato e que são mais difíceis de serem visualizados, mas também podem transmitir a doença.

Caso encontre carrapatos aderido ao corpo, é importante que a remoção seja feita com uma pinça, e não com os dedos. Também é importante não encostar objetos aquecidos ou agulhas para retirar o bicho.

Por fim, o MS informou que depois de remover o carrapato inteiro, deve-se lavar a área da mordida com álcool ou sabão e água. Quanto mais rápido for a retirada dos carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.

Os possíveis hospedeiros

Capivara é um dos hospedeiros do carrapato-estrela que transmite a doençaCapivara é um dos hospedeiros do carrapato-estrela que transmite a doença | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com relação aos animais, a médica veterinária de pets não convencionais, Alice Silveira, disse ao Portal Multiplix que não só as capivaras, mas outros animais também podem servir de hospedeiros para o carrapato:

Cachorros, bovinos, coelhos, cabras, cotias, tamanduás, galinhas, tatus, perus, seriemas, roedores diversos, gatos, capivaras e cavalos que estejam em locais de área de vegetação e com a presença do carrapato adulto ou suas demais formas evolutivas, podem contrair o ectoparasita.

A veterinária esclareceu que a prevenção é o melhor remédio nesses casos:

Os animais domésticos podem contrair carrapatos, mesmo sem ter tido contato direto com outros bichos. A prevenção deve ser feita para que os animais não contraiam o carrapato. Isso pode ser feito através do uso de medicações contra ectoparasitas (orais ou tópicos), sempre respeitando a bula das medicações para obter melhores resultados. É importante evitar que os animais tenham contato com áreas de vegetação.

Vale ressaltar que a febre maculosa não é contraída de pessoa para pessoa, nem da pessoa para o animal. O carrapato deve permanecer na pele por um período de seis a dez horas para que ocorra a transmissão da doença, ainda segundo a veterinária.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.