MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo disponibiliza xepa da vacina contra Covid-19 para população em geral

Segundo o Executivo, a partir desta semana, as doses poderão ser aplicadas para quem estiver aguardando nos pontos de vacinação

Por Matheus Oliveira
13/07/21 - 13:48
Nova Friburgo disponibiliza xepa da vacina contra Covid-19 para população em geral Xepa das vacinas contra a Covid-19 será liberada para o público em geral em Nova Friburgo | Foto: Banco de Imagem

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou na segunda, 12, que vai disponibilizar a xepa da vacina para toda a população friburguense a partir desta semana.

Segundo o Poder Executivo, as doses poderão ser aplicadas para quem estiver aguardando nos pontos de vacinação daquele dia.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que esta medida “não significa que é necessário aglomerar e realizar filas longas nas unidades, tendo em vista que é uma quantidade pequena e incerta de doses de xepas que são aplicadas por dia".

Além disso, a pasta informou que descentralizou a xepa da Covid-19 do Posto Silvio Henrique Braune. A partir desta semana, a responsabilidade está com cada Unidade Básica e cada Estratégia de Saúde da Família para aspirar as doses dos frascos e aplicar nos cidadãos.

No dia 22 de junho, em matéria publicada no Portal Multiplix, o Executivo informou que "desde o início da vacinação disponibiliza as doses da chamada 'xepa' apenas às pessoas pertencentes ao grupo prioritário que está sendo imunizado naquele dia. Por exemplo, no grupo prioritário de pessoas com comorbidades, em caso de sobra de doses, a unidade de saúde checa o cadastro de pessoas com comorbidades e chama aquelas que moram mais próximas ao local de vacinação, já que as vacinas têm um tempo curto de duração após o frasco ser aberto. Caso não seja encontrado ninguém, são chamadas pessoas do próximo grupo prioritário previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI)".

O que é a xepa

A xepa das vacinas são doses que sobram dos frascos e que não podem ser aproveitadas no dia seguinte por causa do prazo de validade.

Dessa forma, são aplicadas em pessoas que comparecem às unidades de saúde, perto do horário do encerramento do dia de vacinação.

Cada imunizante, fabricado por empresas ou instituições diferentes, possui um tempo determinado de validade após a abertura dos frascos.

Por exemplo, o imunizante da Pfizer pode ser conservado por até 6 horas, a CoronaVac por até 8, e da Oxford/AstraZeneza por 48 horas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.