MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Carnes com prazos de validade vencidos são encontradas em maternidade de Nova Friburgo e prefeito se manifesta

Alimentos seriam para atender à Saúde Mental

Por Alice Wandrofski
22/04/24 - 10:50 Atualizada em 22/04/24 - 16:20
Carnes com prazos de validade vencidos são encontradas em maternidade de Nova Friburgo e prefeito se manifesta Imagem registra que prazo de validade era no final de fevereiro | Foto: Reprodução/Internet

Mais de 100 quilos de carnes fora do prazo de validade foram encontrados em dois freezers do Hospital Maternidade Dr. Mario Dutra de Castro, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, nesse domingo, 21, segundo denúncia de vereadores. O prefeito Johnny Maycon (PL) se manifestou sobre o caso pelas redes sociais.

Fotos e vídeos publicados na internet mostram pacotes fechados de carnes, linguiça e salsichas que estariam impróprias para consumo.

Pacote de carne tinha prazo de validade para o início de marçoPacote de carne tinha prazo de validade para o início de março | Foto: Reprodução/Internet

Mesmo armazenados na maternidade, os alimentos seriam para atender a área de Saúde Mental da cidade, de acordo com o prefeito Johnny Maycon.

O chefe do Executivo publicou uma nota sobre o caso, na tarde de domingo, 21. No comunicado ele afirma que as carnes encontradas estavam estragadas:

Foi encontrada carne estragada em freezers novos, dentro do Hospital Maternidade. Assim que tomamos conhecimento do episódio, determinamos que fosse aberto imediatamente um processo para fazer as devidas apurações. Se constatar negligência, os responsáveis serão penalizados.

O prefeito ainda reconheceu o prejuízo e afirmou que “nenhum dos acolhidos deixarão de ser assistidos em suas necessidades nutricionais”.

Em nota ao Portal Multiplix, a Prefeitura de Nova Friburgo falou sobre o motivo de as carnes estarem em freezers da maternidade:

A secretaria de Saúde informa que o fornecedor responsável pela entrega não estava cumprindo com as obrigações, sendo assim, esse fornecimento foi judicializado, fazendo com que a empresa entregasse uma grande quantidade de uma só vez no dia 1º de março para cumprir com a ação. Todo esse quantitativo não coube nos freezers das residências terapêuticas e, como a maternidade possuía dois freezers novos e nunca usados, o restante da carne que não coube nas residências foi acondicionado lá. O setor de saúde mental ia retirando as carnes de acordo com a demanda de 15 em 15 dias.

Além disso, a secretaria informou que "nesse final de semana, esse freezer da maternidade apresentou uma falha e é isso que estamos apurando, se foi uma falha humana ou do próprio equipamento. Uma empresa responsável pela engenharia clínica do município já está investigando o caso".

A reportagem também solicitou mais detalhes sobre como é feita a fiscalização dos alimentos, mas ainda não teve resposta. Além disso, foi perguntado o que está sendo feito para que as pessoas atendidas por esses alimentos não sejam afetadas e aguardamos retorno.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.