MENU

Portal Multiplix

Média móvel de mortes pela Covid-19 no estado do Rio atinge o maior nível, aponta Fiocruz

Dados mostram ampliação de 150% em 14 dias, superando os números de junho de 2020

Por Redação Multiplix
12/01/21 - 13:58
Média móvel de mortes pela Covid-19 no estado do Rio atinge o maior nível, aponta Fiocruz Crescimento da taxa no brasil foi de 84%, enquanto no Rio de Janeiro, os números chegaram a 154% | Foto: Reprodução/Rovena Rosa (Agência Brasil)

Os casos da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro continuam aumentando. No domingo, 10, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a média móvel de mortes pela doença, desde 24 de junho, atingiu o maior número, com mais de 160 vítimas por dia, em um monitoramento de sete dias.

De acordo com a fundação, esse número representa uma ampliação de mais de 150% em 14 dias. Os dados são do painel MonitoraCovid-19, da Fiocruz.

Ainda segundo os dados, de 27 de dezembro de 2020 e 10 de janeiro de 2021, a alta de média dos óbitos ocorreu em nível nacional, mostrando o desrespeito às medidas de segurança e enfrentamento à Covid-19, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos com frequência.

Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador Diego Xavier, integrante do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz, mostrou que o crescimento da taxa no Brasil foi de 84%, enquanto no Rio de Janeiro os números chegaram a 154%.

"Esse aumento indica que a gente falhou. A gente teve alguns eventos bastante capilarizados que fizeram com que a doença se espalhasse de forma bastante acelerada, como a eleição, as compras de final de ano, Natal, Ano Novo, as férias. As pessoas se movimentaram muito nesse fim de ano, e, à medida que se movimentaram, o vírus se espalhou", afirmou o pesquisador.

Em dezembro, a Fiocruz havia emitido uma nota técnica falando sobre o agravamento da pandemia no país devido as festas de fim de ano.

"Se a gente for pensar no Natal, é uma festa muito capilarizada. Todo mundo comemora o Natal em família. E a maioria das famílias tem pessoas do grupo de risco, como os idosos", explicou.

Média móvel

A média móvel é calculada somando o número de óbitos confirmados nos últimos sete dias, dividindo por sete. Especialistas já falaram que as mortes estão sujeitas a menos subnotificações que as infecções, por serem mais investigadas. No caso das contaminações, algumas não chegam a ser testadas e muitas aparecem de forma assintomática.

De acordo com o boletim epidemiológico atualizado pelas prefeituras da área de cobertura do Portal Multiplix, os 13 municípios serranos passaram dos 29 mil casos da Covid-19 nesta terça-feira, 12.

No total, são 29.152 casos da Covid-19, com 688 mortos, desde o início da pandemia, de acordo com as prefeituras. Em comparação com os dados do estado, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), esse número é de três mil casos confirmados a menos, com um total de 26.947 casos confirmados e de 85 mortes a menos, com 603 óbitos no total.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.