MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mapa de risco da Covid: Região dos Lagos do Rio volta a ser classificada como bandeira laranja

Municípios da Região Serrana ainda são considerados de baixo risco de contaminação

Por Vinícius Pereira
24/01/22 - 16:09
Mapa de risco da Covid: Região dos Lagos do Rio volta a ser classificada como bandeira laranja Aumento na quantidade de resultados positivos dos testes foi identificado entre 26 de dezembro a 01 de janeiro | Foto: Marcelo Teixeira

O Mapa de Risco da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que as cidades da Região dos Lagos do Rio foram novamente classificadas com a bandeira laranja, o que indica risco moderado para contaminação da doença.

A região abrange os municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, que compõe a Baixada Litorânea do Rio, juntamente com outras nove cidades.

Este é o reflexo do aumento dos casos da Covid-19 em todo o estado do Rio de Janeiro, que voltou para a zona laranja, após registrar alta de 313% em internações e 172% em óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Mapa de Risco da Covid-19 indica bandeira laranja para a Baixada LitorâneaMapa de Risco da Covid-19 indica bandeira laranja para a Baixada Litorânea | Arte: Reprodução/Governo do estado

Apesar deste avanço negativo no estado, os dados revelam que a Região Serrana do Rio ainda permanece na bandeira amarela, com baixo risco.

A análise faz a comparação da segunda semana epidemiológica deste ano (9 a 15 de janeiro), com a última de 2021 (de 26 de dezembro de 2021 a 1º de janeiro de 2022).

O mapa indica ainda que o aumento do número de testes positivos foi identificado a partir de meados da 52ª semana epidemiológica, quando o índice passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos primeiros dias de janeiro.

Ainda de acordo com a SES, os indicadores apontaram que, no período de 11 a 18 de janeiro, a taxa de positividade para Sars-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 55%. Na última quinta-feira, 20, a taxa de ocupação de leitos exclusivos de covid-19 já era de 49% para unidades de tratamento intensivo (UTI), e 42% para enfermaria.

“Ainda estamos observando um aumento na curva de casos de Covid-19 por causa da circulação da variante ômicron no estado. Essa é uma variante com alta taxa de transmissibilidade no mundo todo. Diante deste cenário, acionamos o nosso plano de contingência e já convertemos 54 leitos de enfermaria e 35 de UTI para pacientes com Covid-19. Nesta semana, serão mais 20. Além disso, estamos ampliando nossos centros de testagem, que já são 13 ao todo, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.