Mapa de risco da Covid: Região dos Lagos do Rio volta a ser classificada como bandeira laranja
Municípios da Região Serrana ainda são considerados de baixo risco de contaminação
Aumento na quantidade de resultados positivos dos testes foi identificado entre 26 de dezembro a 01 de janeiro
|
Foto: Marcelo Teixeira
O Mapa de Risco da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que as cidades da Região dos Lagos do Rio foram novamente classificadas com a bandeira laranja, o que indica risco moderado para contaminação da doença.
A região abrange os municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, que compõe a Baixada Litorânea do Rio, juntamente com outras nove cidades.
Este é o reflexo do aumento dos casos da Covid-19 em todo o estado do Rio de Janeiro, que voltou para a zona laranja, após registrar alta de 313% em internações e 172% em óbitos em decorrência do novo coronavírus.
Mapa de Risco da Covid-19 indica bandeira laranja para a Baixada Litorânea | Arte: Reprodução/Governo do estado
Apesar deste avanço negativo no estado, os dados revelam que a Região Serrana do Rio ainda permanece na bandeira amarela, com baixo risco.
A análise faz a comparação da segunda semana epidemiológica deste ano (9 a 15 de janeiro), com a última de 2021 (de 26 de dezembro de 2021 a 1º de janeiro de 2022).
O mapa indica ainda que o aumento do número de testes positivos foi identificado a partir de meados da 52ª semana epidemiológica, quando o índice passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos primeiros dias de janeiro.
Ainda de acordo com a SES, os indicadores apontaram que, no período de 11 a 18 de janeiro, a taxa de positividade para Sars-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 55%. Na última quinta-feira, 20, a taxa de ocupação de leitos exclusivos de covid-19 já era de 49% para unidades de tratamento intensivo (UTI), e 42% para enfermaria.
“Ainda estamos observando um aumento na curva de casos de Covid-19 por causa da circulação da variante ômicron no estado. Essa é uma variante com alta taxa de transmissibilidade no mundo todo. Diante deste cenário, acionamos o nosso plano de contingência e já convertemos 54 leitos de enfermaria e 35 de UTI para pacientes com Covid-19. Nesta semana, serão mais 20. Além disso, estamos ampliando nossos centros de testagem, que já são 13 ao todo, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.






