MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais de 46 mil pessoas estão com a dose de reforço contra Covid atrasada em Teresópolis

Cerca de 25% da população perderam o prazo e ainda não voltaram aos postos de vacinação; saiba a recomendação

Por Bernardo Fonseca
03/03/22 - 10:46
Mais de 46 mil pessoas estão com a dose de reforço contra Covid atrasada em Teresópolis Idosos de Teresópolis recebendo a vacina contra a Covid-19 dentro do carro, em abril do ano passado | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

Cerca de 25% da população de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, não voltaram aos postos de imunização para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

Levando-se em consideração a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são em torno de 46 mil moradores da cidade.

O número se refere às pessoas que receberem as duas primeiras doses ou a dose única, mas perderam o prazo para a adicional.

Até o último dia de fevereiro, somente 24,6% dos moradores da cidade receberam a dose extra, de acordo com o “vacinômetro” da prefeitura.

Prazo entre as doses

Atualmente, o intervalo entre a dose única da Janssen e a de reforço é de dois meses. Nos demais imunizantes, o espaço entre a 2ª dose e a extra é de três meses para pessoas acima de 60 anos de idade, de quatro meses para menores de 60 anos, e de 28 dias para imunossuprimidos.

Este esquema está em vigor desde o fim do ano passado, quando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reduziu o intervalo de aplicação no país diante da chegada da variante ômicron.

“A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco”, disse o ministro, na época, em sua conta do Twitter.

Seguindo as recomendação do Ministério da Saúde, o município de Teresópolis informou que aplica a vacina em toda a população maior de 5 anos, à exceção da dose de reforço que, por enquanto, é destinada apenas aos maiores de 18 anos.

E agora, o que fazer?

Questionada pela reportagem do Portal Multiplix, a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis disse que não há busca ativa para vacinação de pessoas com a dose extra.

A recomendação para a pessoa que não recebeu a dose adicional dentro do prazo é procurar a unidade de saúde mais próxima para pôr em dia a proteção contra a Covid-19.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.