MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MPRJ denuncia oito pessoas que impediram reunião de deputada do PT em distrito de Nova Friburgo

Marina dos Santos foi alvo de xingamentos e gritos por um grupo de manifestantes em 2023

Por Redação Multiplix
02/04/24 - 17:00
MPRJ denuncia oito pessoas que impediram reunião de deputada do PT em distrito de Nova Friburgo Ataques aconteceram em agosto do ano passado no distrito de Lumiar | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo denunciou oito pessoas envolvidas em ofensas verbais, empurrões e ataques à deputada estadual Lucia Marina dos Santos (PT), conhecida como Marina do MST.

Segundo o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), os crimes foram praticados em agosto de 2023, durante um encontro da parlamentar com a população de Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

A denúncia do MPRJ foi recebida nessa segunda-feira, 1°, pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca da cidade. O documento cita:

Foram denunciados Jailton Barroso Eller, por incitar publicamente a prática de crime, Wanderlêi Araujo, Leandro Nascimento Longo, Manoel João Leal, Marcos Halley da Silva Klein, Aderlã de Oliveira Frez, Maria Conceição Costa e Samara Thuller de Oliveira, por injúria real e constrangimento ilegal. Um dia antes do evento, por meio de um aplicativo de mensagens, Jailton incitou pessoas a comparecerem ao local para impedir a realização do encontro, que supostamente estaria programado com a finalidade de invadir terras.

Ainda segundo a denúncia, no dia 12 de agosto do ano passado, "os outros sete denunciados compareceram ao local, acompanhados de várias outras pessoas, não identificadas, e passaram a xingar a deputada, que foi violentamente empurrada para fora do coreto da praça de Lumiar, lugar onde acontecia o ato".

No texto, consta ainda que "os denunciados e seu grupo ainda passaram a arremessar líquidos e garrafas na direção da parlamentar".

Após o ocorrido, a parlamentar e seus apoiadores, escoltados pela Polícia Militar, seguiram até o pátio do posto de policiamento, onde realizaram a reunião. Segundo a denúncia, "acompanhados de perto pelos opositores, que continuaram a gritar palavras de ordem e jogar ovos e garrafas contra a parlamentar e seu grupo".

Ainda em agosto, o juiz Sérgio Roberto Emílio Louzada, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Nova Friburgo, concedeu uma tutela de urgência contra o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), proibindo a realização de um ato para apoiar Marina, também no distrito de Lumiar.

Diante da situação, o deputado federal anunciou o cancelamento da manifestação, mas foi para Lumiar no dia marcado, acompanhado de um assessor, e conversou com alguns moradores sobre o motivo da não realização do ato.

Com isso, o deputado foi multado em R$ 1 milhão e teve suas contas bancárias, tanto pessoal quanto administrativa, bloqueadas. Segundo a decisão do magistrado, Glauber estava "afrontando a liminar vigente".

O MPRJ informou também que a Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo propôs para outras três pessoas que praticaram crimes de menor potencial ofensivo as seguintes penalidades:

O pagamento de um salário-mínimo, proibição de se ausentar da comarca onde residem por mais de 20 dias, sem prévia autorização do juiz e comparecimento obrigatório à Justiça, a cada dois meses, para informar e justificar suas atividades.

Nas redes sociais, Marina comentou nessa segunda-feira, 1º, sobre a decisão da Justiça:

Foram meses de trabalho da nossa equipe e de expectativa de uma resposta do Sistema de Justiça que finalmente chegou. Em um dia como hoje, em que fomos às ruas para a 'Descomemoração dos 60 anos da Ditadura Militar', a decisão que reconhece o crime contra mim, uma parlamentar Sem Terra, nos mostra o caminho para a democracia que acreditamos e construímos com os movimentos sociais. Espero que as decisões jurídicas sejam coerentes com os encaminhamentos do excelente trabalho do Ministério Público Estadual e que sirvam para desmobilizar qualquer tentativa de impedir mulheres como eu de estarem em lugares de referência política no nosso estado e no nosso país.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.