MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Gestantes devem fazer o pré-natal normalmente durante a pandemia

A recomendação para as grávidas é ir a hospitais em casos leves, além de evitar contatos desnecessários

Por Isadora Jaron
03/04/20 - 15:07
Gestantes devem fazer o pré-natal normalmente durante a pandemia Gestantes se preocupam com a falta de informação durante a pandemia | Foto: Banco de Imagem

As grávidas não estão no grupo de risco do novo coronavírus. Mas elas devem evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e manter os hábitos de higiene como qualquer outra pessoa. É recomendável ainda que a mulher também faça o seu pré-natal normalmente, com exames e consultas, e esteja sempre em contato com o médico que a acompanha.

De acordo com a ginecologista e obstetra doutora Diane Leite, do Hospital Santa Teresa, de Petrópolis, a gestante deve ter os mesmos cuidados que a população geral na hora de lidar com o covid-19.

“A gestante precisa se resguardar, evitar contatos desnecessários, manter hábitos de higiene de lavar as mãos sempre que houver algum tipo de exposição e continuar o seu pré-natal. Na verdade, os cuidados são os mesmos da população em geral”, explicou.

Entre as recomendações está fazer o pré-natal normalmente com direito a fazer todos os exames que o médico que a acompanha nesta fase gestacional indicar. Também é preciso manter contato direto com o profissional da saúde para dúvidas e qualquer tipo de problema que tiver.

“A gestante deverá fazer seu pré-natal normalmente e realizar também os exames que forem solicitados. Deverá manter contato com seu médico para tirar dúvidas e evitar ir ao hospital desnecessariamente. Muitas vezes por telefone conseguimos resolver algumas situações”, destacou a doutora Diane.

E se a grávida for infectada pelo covid-19? Há chances de transmissão para o feto? De acordo com a médica, não há destaques de transmissões até agora.

“Ainda não temos estudos suficientes que comprovem que não há transmissão entre a mãe e o feto, mas até o momento parece que não. A gestante deverá se proteger para evitar o risco de transmissão na gravidez e no pós parto. Não encontramos evidências desta transmissão até o momento, mas ainda é cedo para termos certeza que não ocorre”, enalteceu.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, Nayara descobriu a gravidez durante a pandemia do coronavírus. Ela se diz assustada com os casos no mundo, ainda mais agora que ela está gerando um bebê e tem outro filho em casa. A jornalista diz que ainda faltam informações sobre como lidar com o coronavírus na gestação.

“Estou bem assustada, mas pelo fato de eu trabalhar em casa, já evito realmente sair porque passo mais tempo trabalhando. Tenho um filho de três anos, evito deixar ele ter contato com outras pessoas pra ele não pegar e automaticamente não passar pra mim, pelo fato de estar gerando outro bebê. É uma coisa que não tem tanta informação, não sabemos quais os efeitos podem causar em um feto, se pode causar algum alguma anomalia no crescimento”, disse Nayara.

Segundo a jornalista, o médico que está acompanhando a gravidez e fazendo o pré-natal a orientou em fazer a higiene e evitar sair de casa, fazendo o isolamento domiciliar.

“O meu médico me informou pra manter o a higiene da melhor maneira possível, exatamente por isso, pela falta de informação. Como é um vírus ainda muito novo, eles não sabem quais são os riscos que pode trazer pro bebê. Ele me pediu pra literalmente fazer uma quarentena absurda, evitar sair de casa, reclusão total. Tenho feito comida em casa”, explicou.

Nayara sai de casa apenas para poder fazer os exames do pré-natal para acompanhar a gestação.

“A única coisa que eu própria faço são todas as minhas ultrassonografias em uma clínica. Hoje fui em fazer um exame e percebi lá a permanência de apenas um acompanhante, coisa que antes poderiam mais, todo mundo de máscara e higienização toda hora. O casal que estava lá ficou bem distante da gente, em uma sala separada. A clínica está marcando em horários espaçados pra não ter tantas pessoas esperando”, finalizou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.