MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chuvas de verão podem impactar fornecimento de energia

Saiba o que fazer em caso de apagões e interrupções de serviços como a internet

Por Gigalink
14/02/23 - 16:35
Chuvas de verão podem impactar fornecimento de energia Problemas de internet em dias de chuva podem estar relacionados com o mau tempo | Foto: Banco de Imagem

O verão é uma das estações favoritas dos brasileiros. As altas temperaturas são o combustível ideal para dar aquele mergulho no mar, na cachoeira e curtir a piscina de casa ou do clube. Por outro lado, a estação também é caracterizada pela maior quantidade de chuvas em relação ao inverno, outono e primavera.

É comum, durante este período, que as chuvas sejam acompanhadas de fortes ventos, e se transformem em tempestades, que podem provocar transtornos, como alagamentos, enchentes e congestionamentos.

Outro impacto gerado pelos temporais são as constantes quedas de energia, que trazem dor de cabeça para muita gente. Essas instabilidades na rede elétrica podem gerar longos apagões, danificar equipamentos eletrônicos e, inclusive, interromper temporariamente o acesso à internet.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os raios, que costumam acompanhar as tempestades, são responsáveis por cerca de 70% dos desligamentos na rede de transmissão e 40% na de distribuição de energia, no Brasil. Durante os temporais, é comum que deslizamentos de terras, quedas de árvores e galhos, ou mesmo a força dos ventos, causem o rompimento de cabos de energia e a destruição de postes, provocando o desabastecimento.

O que fazer em caso de queda de energia?

As empresas fornecedoras de energia elétrica contam com sistemas de monitoramento da rede que permitem verificar instabilidades. Em caso de queda no fornecimento, a orientação é para que os clientes façam contato por meio dos canais de atendimento das concessionárias e informem sobre o ocorrido, para que os problemas sejam solucionados

Como evitar danos nos equipamentos eletrônicos?

Para evitar a queima de aparelhos, a orientação é manter as instalações elétricas da sua casa ou empresa dentro dos padrões técnicos recomendados, incluindo o aterramento das tomadas. Durante as chuvas, principalmente aquelas acompanhadas por raios, a maneira mais eficaz de evitar danos é retirar os equipamentos da tomada. Vale ressaltar que outros fatores podem provocar falhas no funcionamento dos aparelhos, como má utilização e tempo de vida útil do equipamento.

Por que a internet pode cair em dias de chuva?

Como citado anteriormente, as chuvas podem prejudicar, de forma direta ou indireta, o acesso à internet. Isso acontece porque, dependendo do tipo de instalação, os dados são transmitidos por meio da corrente elétrica. Por isso, temporais intensos podem causar interferências nas transmissões. Além disso, a umidade pode se infiltrar nos cabos, o que também afeta a corrente elétrica da rede e, consequentemente, a sua conexão. Em alguns casos, assim que há o restabelecimento da energia, o acesso à internet é recuperado instantaneamente.

Vale destacar que chuvas fracas e moderadas também podem impactar negativamente o acesso à internet e atrapalhar as equipes técnicas dos provedores a realizarem as manutenções necessárias à restauração.

As empresas de telecomunicações precisam seguir uma série de normas regulamentadoras, para assegurar o bem-estar das equipes técnicas. Algumas dessas normas, inclusive, proíbem que os colaboradores façam atividades a céu aberto em dias de chuva. Com isso, é preciso aguardar que o tempo melhore, para que as equipes de manutenção possam realizar as tarefas necessárias ao restabelecimento da conexão.

Técnico da Gigalink realiza manutenção ao ar livre, seguindo as Normas Regulamentadoras brasileirasTécnico da Gigalink realiza manutenção ao ar livre, seguindo as Normas Regulamentadoras brasileiras | Foto: Reprodução/Gigalink

Dica Gigalink

Durante uma chuva forte, principalmente com a ocorrência de raios, o ideal é retirar os equipamentos da tomada, sejam as televisões, geladeira, assim como os roteadores Wi-fi. Existem formas de proteção, mas elas não são garantidas. Um exemplo são os estabilizadores e filtros de linha. Se cair um raio nas proximidades, pode ocorrer sobrecarga na rede elétrica e queimar algum equipamento, mesmo que tenha um fusível ou outra proteção.

Outra possibilidade é o roteador Wi-fi travar, interrompendo a internet. O ideal, nesse caso, antes de qualquer ação, é desligar a tomada do equipamento, esperar por trinta segundos e ligar novamente. Possivelmente, a sua conexão será restabelecida.

Conheça os planos da Gigalink

Clique aqui e encontre a melhor internet, com cobertura na casa toda e sem controle de velocidade.

Entre em contato e viva uma experiência Giga!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.