Covid no interior: idosos sem a dose de reforço de vacinação representam maioria das mortes em Friburgo
Município registrou nove óbitos nos primeiros dias de junho e está em alerta; veja situação também em Cachoeiras, Bom jardim e Teresópolis

Desde o mês de maio, as mortes por Covid-19 voltaram a aumentar em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O município passou algum tempo sem registrar óbito pela doença, mas somente entre os dias 1º e 10 de junho já foram contabilizadas nove mortes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as vítimas possuíam mais de 60 anos e comorbidades, e a maioria não havia recebido a dose de reforço contra a Covid-19.
O número de novos casos positivos da doença em Nova Friburgo também está aumentando rapidamente. Foram 643 novos casos da Covid nos dez primeiros dias de junho.
Nos últimos 15 dias, foram registradas quase mil confirmações da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Os leitos hospitalares para a Covid já sentem o reflexo do atual momento. Tanto na rede pública quanto na rede privada há crescimento na ocupação. A maioria dos pacientes passa pela enfermaria, mas também houve alta na quantidade de casos graves que precisam da UTI.
Por enquanto, a Secretaria Municipal de Saúde mantém como opcional o uso de máscaras de proteção em locais abertos, e recomenda o uso em ambientes fechados. A obrigatoriedade do item de proteção vale apenas para unidades de saúde.
Outros municípios
Em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, os casos também estão em alta. Foram 359 novas contaminações no município entre 1º e 10 de junho, de acordo com a prefeitura.
Recentemente, o município retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais no transporte público, e no transporte escolar, seja público ou privado, e manteve nas unidades de saúde. Em locais fechados, a prefeitura recomenda o uso do item de proteção.
A cidade de Bom Jardim, na serra fluminense, foi além e tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção em qualquer local fechado novamente. O uso ao ar livre segue opcional.
Já Teresópolis, que também vive um aumento de casos, o centro de testagem para a Covid-19 voltou a funcionar no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão), na rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea.
No local, a população é atendida todos os dias da semana, inclusive em feriados, das 8h às 20h. Antes, os testes estavam sendo realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
De acordo com o Painel Teresópolis Covid-19, o município tem uma média registrada de mais de 100 casos positivos por dia de pessoas contaminadas com a Covid-19. O dado é referente ao período de 3 a 9 de junho.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.