Cemaden-RJ emite boletim extraordinário e diz que não há previsão de acumulados extremos de chuva
Segundo o órgão, "não há indícios de volume fora do padrão"; Teresópolis, Petrópolis e Cabo Frio suspendem aulas por precaução
Órgão orienta moradores a acompanharem comunicados sobre condições climáticas apenas em canais oficiais
|
Foto: Jean Teixeira
Após a circulação de informações alarmantes nas redes sociais sobre a previsão de chuva no estado do Rio, o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) divulgou, na noite da última quarta-feira, 11, um boletim extraordinário para esclarecer o cenário meteorológico desta quinta-feira, 12.
Segundo o órgão, a previsão indica céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva ao longo do dia, que podem ser "moderadas a fortes em alguns momentos".
Contudo, em um vídeo publicado na rede social do Cemaden-RJ, o Capitão Alan Amorim afirma que, apesar da possibilidade de acumulados pontualmente significativos, não há indicativo de "volumes extremos ou fora do padrão normalmente registrados em situações semelhantes".
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
O objetivo do boletim extraordinário é evitar desinformação e tranquilizar a população diante de interpretações equivocadas sobre a previsão do tempo.
Na mensagem, ele também orientou que os moradores acompanhem apenas comunicados de canais oficiais.
O Cemaden-RJ seguirá atualizando a população via SMS ou por meio das nossas redes sociais. Em caso de necessidade, emitiremos o alerta para os celulares que tiverem compreendidos em áreas com possibilidades de risco.
Atualização
Na manhã desta quinta-feira, 12, o Cemaden-RJ divulgou o boletim meteorológico diário com atualização das condições no estado.
De acordo com ele, há registros de chuva fraca nas regiões Sul, Serrana, Costa Verde e Baixada Litorânea.
A previsão para o restante do dia mantém o cenário de céu nublado a encoberto, com pancadas isoladas de chuva moderadas a fortes no estado.
O órgão também aponta possibilidade de acumulados que podem elevar o risco hidrológico moderado para a região da Baixada Litorânea, "com possibilidade de avanço dos riscos para todo o estado".
E também alertou para as condições de risco moderado para deslizamentos em Angra dos Reis e Petrópolis.
Cidades suspendem aulas por precaução
Mesmo sem previsão de volumes extremos, algumas cidades decidiram adotar medidas preventivas diante da instabilidade do tempo.
Em Teresópolis, na Região Serrana, a prefeitura determinou a suspensão das aulas da rede municipal no turno da tarde desta quinta-feira, 12.
Segundo a prefeitura, o aviso meteorológico aponta a possibilidade de chuva moderada a forte, podendo evoluir para muito forte:
A medida é preventiva e tem o objetivo de proteger a comunidade escolar e a população em geral.
Também na Serra, a Prefeitura de Petrópolis suspendeu as aulas em toda a rede municipal de ensino, em caráter preventivo:
Várias escolas são pontos de apoio e para reduzir o fluxo de pessoas nas ruas, principalmente no horário da tarde, período em que os acumulados de chuva devem estar mais altos.
Na Região dos Lagos, a Prefeitura de Cabo Frio informou que as aulas da rede municipal também foram suspensas no turno da tarde desta quinta-feira, 12, em todas as unidades escolares:
O objetivo é garantir a segurança dos alunos, responsáveis e servidores da rede municipal de ensino. A secretaria segue acompanhando a situação nas escolas, em diálogo com as equipes diretivas, comunidade escolar e órgãos competentes.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






