MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conselho de Saúde de Friburgo segue com a pauta trancada mesmo após notificação da prefeitura

De acordo com o órgão, situação vai permanecer até que as demandas sejam atendidas pela Secretaria de Saúde

Por Rômullo Espíndola
22/08/22 - 18:08 | Atualizada em 23/08/22 - 13:00
Conselho de Saúde de Friburgo segue com a pauta trancada mesmo após notificação da prefeitura Procuradoria-Geral do Município diz que não há argumento concreto para que pauta fique trancada | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após ter sido notificado pela Procuradoria-Geral do Município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o Conselho Municipal de Saúde afirmou que vai permanecer com a pauta trancada até que as demandas sejam atendidas pela Secretaria de Saúde.

O Conselho havia recebido uma notificação extrajudicial na última semana, emitida pelo procurador-geral do município, João Paulo Figueiró dos Santos, a respeito do trancamento de pauta efetuado no dia 16 de agosto.

De acordo com o documento, não há embasamento legal ou argumento concreto para essa atitude. Ainda segundo a notificação enviada pela prefeitura, o órgão deveria destrancar a pauta para participar da reunião acerca do Plano Municipal de Saúde.

Conselho diz que espera diálogo com prefeitura

Uma contranotificação foi enviada pelo Conselho de Saúde à procuradoria do município alegando os motivos do trancamento.

“Não se chamou em momento algum o conselho para conversar e pedir explicações sobre o porquê do trancamento de pauta. A Secretaria de Saúde foi informada sobre o trancamento de pauta. Esse trancamento foi decidido por unanimidade”, explicou Roberto Monerat, presidente do Conselho de Saúde.

O presidente disse ainda que o Conselho de Saúde é um parceiro da população:

"Quando eles [prefeitura] entenderem isso, pode ter certeza que a pauta será destrancada. Haverá uma reunião, onde vai se discutir políticas de saúde, onde vai se colocar o Plano Municipal de Saúde em primeiro lugar. Fora isso, ele está irregular."

Resposta da prefeitura

Procurada pelo Portal Multiplix, a Prefeitura de Nova Friburgo emitiu a seguinte nota na manhã desta terça-feira, 23, sobre o assunto:

"A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo deu início na última sexta-feira, 19 de agosto, à discussão do Plano Municipal de Saúde, em audiência na Câmara Municipal. O início da discussão para fomentar esse documento deveria ter ocorrido no ano passado, mas não foi realizado pois o Conselho Municipal de Saúde estava inativo. A formação do Conselho só foi homologada em abril de 2022, após motivação da própria Secretaria de Saúde. Com a pauta da entidade trancada, e com a informação extraoficial de que o CMS não participaria da audiência da última sexta-feira, a Secretaria de Saúde e, consequentemente, a população friburguense podem deixar de receber recursos federais por não apresentar o Plano Municipal de Saúde, que é uma exigência do Ministério da Saúde."

Sobre a contranotificação, a prefeitura informou que o documento está sendo avaliado e a Procuradoria-Geral vai identificar as medidas cabíveis. O município reforçou que o documento sustentou que o CMS manterá a pauta trancada.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.