MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Região Serrana do Rio registra 1º caso de varíola dos macacos

No fim de semana, a OMS declarou a doença como emergência de saúde global

Por Nai Frossard
25/07/22 - 12:59 | Atualizada em 26/07/22 - 16:25
Região Serrana do Rio registra 1º caso de varíola dos macacos Varíola dos macacos avança no estado do Rio | Fotos: Reprodução/NIAID-NIH

A Região Serrana registrou o primeiro caso da varíola dos macacos (Monkeypox). A informação foi confirmada ao Portal Multiplix na manhã de segunda-feira, dia 25.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse ainda que, até o último sábado, dia 23, pelo menos 107 casos da doença foram confirmados no estado do Rio de Janeiro.

Desse total, 92 foram na Região Metropolitana I, 12 na Região Metropolitana II, um na Região dos Lagos, um na Noroeste e agora um também na Serrana.

Questionado sobre a cidade onde foi constatado o caso da doença na Região Serrana, o governo do estado disse que não informa em quais municípios foram registrados os casos.

Na terça-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis confirmou um caso de varíola dos macacos na cidade.

De acordo com a SES, 25 casos seguem em investigação e 116 foram descartados. Desde o primeiro caso suspeito registrado no estado, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SES faz o monitoramento diário dos casos, em parceria com os laboratórios de referência da Fiocruz e da UFRJ e as secretarias municipais de Saúde.

No último sábado, 23, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde global. No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou, até a última semana, 592 casos confirmados da doença. O país está entre os 10 países com mais casos de Monkeypox.

1º caso na Região dos Lagos

No último dia 14, foi registrado em Búzios o primeiro caso da doença na Região dos Lagos do Rio. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde. O diagnóstico do paciente foi feito pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

O morador recebeu alta na última semana, foi encaminhado ao isolamento domiciliar e está sendo acompanhado pelas equipes de saúde durante todo o período de recuperação.

Procedimentos do estado

A SES emitiu notas técnicas no sentido de orientar as ações a serem adotadas diante de um caso suspeito, assim como proceder o monitoramento dos pacientes confirmados.

A secretaria informou que vem realizando também constantes campanhas informativas em seus canais de comunicação para esclarecer a população sobre sinais e sintomas da doença e formas de prevenção.

No próximo dia 27, a secretaria vai realizar uma reunião em parceria com a Fiocruz e a UFRJ para capacitar as vigilâncias municipais quanto aos principais aspectos clínicos da doença, o cenário epidemiológico e as boas práticas na coleta e transporte de amostras.

Importante ressaltar que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.