MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

PF faz operação de combate à fraude na compra e registro de armas no interior do Rio

Policiais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras

Por Déborah Carvalho
20/07/22 - 10:40
PF faz operação de combate à fraude na compra e registro de armas no interior do Rio Os agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras | Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 20, a Operação Ópla para apurar a prática de crimes de fraude na compra e registro de armas de fogo no estado do Rio. Os agentes investigam ainda o comércio ilegal de armamento.

Na Região dos Lagos do Rio, cerca de 60 policiais federais estão nas ruas para cumprir 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Além das duas cidades, Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, também foi alvo da operação.

As investigações começaram em 2020, após a identificação de inconsistências em requerimentos de aquisição e registro de armas no âmbito da Delegacia de Polícia Federal em Macaé.

De acordo com a Polícia Federal, após a realização de amplo trabalho investigativo, os agentes concluíram que um despachante teria juntado laranjas (pessoas de fachada para desviar recursos) para aquisição fraudulenta de armas de fogo.

A investigação constatou que cada um recebia R$ 1 mil para fornecer os dados. Após essa etapa, de posse do registro da arma, o despachante apagava a numeração e desviava o armamento para o crime organizado na Região dos Lagos.

A Polícia Federal revelou que vai prosseguir com a investigação a fim de apurar e identificar a amplitude da organização criminosa, bem como o envolvimento de outras pessoas na prática dos crimes de falsidade ideológica e comércio ilegal de armas de fogo.

A PF informou que a palavra Ópla, que denomina a operação, significa armas em grego.

Até a publicação desta reportagem, a Polícia Federal ainda não havia divulgado um balanço inicial dessa operação.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.