MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesquisa aponta que pipas são a principal causa de interrupções de energia em Cabo Frio e Araruama

Nos primeiros cinco meses do ano, mais de 97 mil residências da Região dos Lagos tiveram queda de luz; confira as dicas para evitar desligamentos e acidentes

Por Déborah Carvalho
23/06/22 - 09:21
Pesquisa aponta que pipas são a principal causa de interrupções de energia em Cabo Frio e Araruama Levantamento da Enel aponta que pipas são a principal causa de queda de luz na Região dos Lagos | Foto: Reprodução/Enel Rio

Empinar pipa é uma brincadeira divertida, mas quando praticada em um local inadequado, pode provocar a interrupção no fornecimento de energia elétrica e acidentes graves, gerando transtornos à população.

Um recente levantamento da concessionária Enel mostra que esse tipo de diversão lidera o ranking de ocorrências como a principal causa de interferência no sistema elétrico em residências no estado.

A pesquisa aponta que, só nos cinco primeiros meses deste ano, mais de 210 mil clientes ficaram sem luz por causa de pipas que atingiram a rede elétrica das casas na área de concessão da companhia.

O estudo identificou que a Região dos Lagos lidera a lista com o maior número de clientes que sofreram com esse problema. Foram identificados 97.075 consumidores impactados (83 ocorrências) entre janeiro e maio deste ano. Em 2021, mais de 100 residências ficaram sem luz pelo mesmo problema.

Cabo Frio e Araruama são os municípios com o maior número de registros. Em Cabo Frio, foram identificados 92.091 clientes impactados. Em Araruama, foram 2.588 clientes sem luz.

Segundo a companhia, além do risco de rompimento dos cabos, a queda de energia é causada pelas linhas que ficam enroscadas na rede elétrica e provocam o desgaste na fiação, podendo ocasionar curtos-circuitos e risco de choque elétrico.

Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para fazer os reparos necessários e substituir a fiação, a fim de restabelecer o serviço o mais breve possível.

“As interrupções de energia, mesmo que de curta duração, geram grandes transtornos aos clientes, impactando a atividade comercial e o dia a dia das pessoas. Neste sentido, é importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede elétrica e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários”, afirma Thiago Martins de Morais, responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio.

Os desligamentos e os acidentes causados pelas pipas podem ser evitados com alguns cuidados simples.

Confira as dicas da Enel para que a brincadeira ocorra de forma saudável e segura:

  • Caso a pipa se enrosque na rede, postes ou antenas, não arremessar objetos nos fios e não tentar resgatá-los. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede.

  • Soltar pipas perto da rede elétrica é extremamente perigoso, sob risco da linha ou da pipa enroscar nos fios, ocasionando descarga elétrica. O mais indicado é empinar pipas em espaços abertos e afastados de fiações, como parques e campos de futebol.

  • Materiais metálicos, como o alumínio, não devem ser usados na fabricação da pipa, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, com risco de morte.

  • Evitar a utilização de "rabiolas", pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques, muitas vezes fatais.

  • Não é indicado soltar pipas na chuva. Ela funciona como para-raios, conduzindo energia e podendo provocar acidentes fatais.

  • O cerol pode cortar os fios de alumínio ou de cobre, o que pode levar a choques por rompimentos de cabos.

  • O uso da chamada linha chilena, que tem poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicionalmente usado nas pipas, tem agravado a situação. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas e os danos à rede elétrica também são maiores.

  • É aconselhável ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.

Em caso de cabos partidos, a Enel orienta que os clientes devem manter-se afastados e avisar imediatamente a distribuidora pela Central de Atendimento (0800 28 00 120) ou pelos perfis nas redes sociais do Facebook e Twitter (@EnelClientesBR).

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.