MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Período de chuvas: saiba o que fazer e como se proteger se uma árvore cair na rede elétrica

Energisa registrou mais de 100 ocorrências por árvores na rede nos primeiros dias deste ano.

Por Anunciante
20/01/22 - 09:04
Período de chuvas: saiba o que fazer e como se proteger se uma árvore cair na rede elétrica Energisa registrou mais de 100 ocorrências por árvores na rede nos primeiros dias deste ano | Foto: Divulgação/Energisa

As primeiras semanas do ano confirmaram o Prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para este mês de janeiro: dias marcados por temperaturas acima da média e volume expressivo de chuvas na maior parte do país, inclusive na região Sudeste.

Nesta época é comum temporais com ventos fortes e incidência de raios, que acabam derrubando árvores, causando estragos em residências, comércios e até mesmo na rede elétrica. As chuvas contínuas que deixam a terra umedecida também causam desabamentos e consequentemente queda de árvores entre outros objetos na rede, danificando os cabos de energia ou derrubando postes.

Para se ter uma ideia, em 2021, a Energisa registrou cerca de 1.800 ocorrências de árvores na rede em Nova Friburgo, deixando quase 134 mil clientes sem energia. Este ano, somente nos primeiros 10 dias de 2022, já foram registradas 108 ocorrências, interrompendo o fornecimento de energia para aproximadamente 12 mil clientes.

“Em situações como esta, nossa principal preocupação é garantir a segurança tanto da população quanto de nossos colaboradores. Nossas equipes são capacitadas para atuar em ocorrências como estas. Em muitos casos, de árvores na rede, trabalhamos em parceria com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, já que é preciso, antes de normalizar o fornecimento de energia, retirar a árvore da rede para que nossos profissionais possam reconstituir o sistema elétrico como aconteceu na última semana na RJ 116. Além da necessidade de atuação junto com outros órgãos, as quedas de árvores sobre a rede provocam danos maiores afetando equipamentos, rompendo cabos e causando a queda de postes, por isso às vezes, o restabelecimento do fornecimento de energia leva mais tempo”, explica o gerente de Operações da Energisa, Anderson Rabelo.

Energisa registrou mais de 100 ocorrências por árvores na rede nos primeiros dias deste anoEnergisa registrou mais de 100 ocorrências por árvores na rede nos primeiros dias deste ano | Foto: Divulgação/Energisa

Além disso, em situações de calamidade, a Energisa coloca em prática o Plano de Contingência, direcionando mais equipes e veículos para as regiões afetadas, garantindo assim a normalização mais rápida do fornecimento de energia com segurança.

Manter galhos e plantas longe da rede elétrica é uma medida de segurança para todos. Mas o cuidado deve começar desde o plantio das árvores, observando a distância correta em relação à rede de energia elétrica. Para evitar danos, é fundamental a realização de podas preventivas. Vale lembrar que a responsabilidade pela manutenção da vegetação em terrenos particulares é do proprietário do imóvel. Em áreas públicas, o manejo deve ser realizado pelas Prefeituras Municipais e cabe à empresa de energia elétrica atuar somente nos galhos que estiverem encostando na rede e o auxílio em situações que houver proximidade com os cabos.

Como estamos no período mais chuvoso do ano, a Energisa separou algumas dicas de segurança do que fazer e como se proteger quando uma árvore ou algum outro objeto for lançado na rede de energia:

  • nem sempre um cabo caído é de energia elétrica. Pode ser de internet ou telefone. Mas o recomendável é nunca tocas nos cabos e isolar o local, evitar que alguém se aproxime e entrar em contato imediatamente com a Energisa, pelo telefone 0800 032 01 96 ou pelos canais digitais da empresa;
  • caso haja alguma vítima, mantenha distância segura e também entre em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193;
  • proteja-se dos raios também! Nunca fique embaixo de árvores ou em campos abertos, já que são locais mais vulneráveis. Busque sempre lugares seguros e, se estiver em casa, retire os equipamentos da tomada;
  • nunca tente retirar galhos de árvores ou qualquer objeto que estiver em contato com os fios de energia, já que os galhos em contato com os fios podem ocasionar curto-circuito, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Esse trabalho só pode ser realizado por equipes habilitadas.
  • ao escolher uma muda de árvore, é importante levar em conta o porte que a espécie terá no futuro e se o local onde será plantada é o mais apropriado, o que evita problemas nas estruturas das residências ou comércios e até possíveis acidentes com a rede elétrica.

Em caso de acidente, cabos partidos ou interrupção de energia, entre em contato com os canais da Energisa:

  • Call Center: 0800 032 0196
  • Site:energisa.com.br
  • WhatsApp (Gisa): (22) 9 9292-4081 ou clique aqui
  • Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular).

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.