Operação do cartão de passagem Partiu tem início em Nova Friburgo e centro de monitoramento é inaugurado
Lançamentos na área de mobilidade urbana do município ocorreram nessa segunda-feira, 18

O início da operação do novo cartão de passagem de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi oficializado nessa segunda-feira, 18. Na mesma cerimônia foi inaugurado o Centro de Monitoramento, Transparência e Controle (CMTC) e o acompanhamento em tempo real das linhas dos ônibus também foi lançado.
Essas ferramentas fazem parte do novo sistema de bilhetagem eletrônica do município, anunciado em 14 de julho.
Como informado pela Prefeitura de Nova Friburgo, para utilizar os ônibus e vans que rodam pelos bairros friburguenses, o passageiro já pode adquirir o novo cartão Partiu a partir desta terça-feira, 19.
O interessado pode se cadastrar no site oficial do Cartão Partiu ou se dirigir à rua Ernesto Brasílio, n° 39, no Centro, mesmo local da antiga loja RioCard.
Há também outros pontos de venda, em diferentes bairros da cidade:
- Armarinho Cestas E Cia - Centro
- Art Pão - Olaria
- City Farma Mury
- City Farma Olaria
- Garagem Faol – Conselheiro Paulino
- Loja Da Lenne – São Geraldo
- Loja Partiu - Centro
- New Globo Discos - Olaria
- Papelaria Lider – Conselheiro Paulino
- Rayner Presentes - Varginha
- Smart Eletronicos - Olaria
- Terminal Rodoviário Faol – Centro (Estação Livre)
- Vans Faol (5 Vans) - Itinerantes
Segundo o Executivo, os usuários terão três meses para utilizar os créditos do RioCard Mais no transporte público municipal. Após esse prazo, só o Partiu será aceito.
Outra medida ligada à mobilidade urbana, apresentada nessa segunda, foi o Centro de Monitoramento, Transparência e Controle (CMTC).
O governo municipal promete que o CMTC "dará visibilidade total à frota, possibilitando ajustes imediatos em linhas e horários", em um espaço físico instalado no Centro Administrativo César Guinle.
Com diversos equipamentos, a prefeitura afirma que poderá: "fiscalizar o transporte de forma mais eficiente; identificar problemas e corrigi-los rapidamente; ajustar linhas conforme a necessidade da população; acompanhar, em tempo real, informações sobre quilometragem rodada, passagens pagas, gratuidades, etc; e garantir mais transparência na gestão do serviço".
Durante o evento, o prefeito Johnny Maycon (PL), falou sobre as inicitivas:
Mobilidade não é apenas deslocamento, é qualidade de vida. Dar previsibilidade ao trabalhador significa mais tempo com a família, menos estresse no trajeto e maior confiança no transporte público.
Já o acompanhamento em tempo real das linhas de ônibus e vans da cidade pode ser realizado de forma online pelos passageiros, clicando aqui.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito Johnny Maycon confirma que, em breve, essas informações estarão disponíveis em um aplicativo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!