Programa Colmeia de Empreendedores busca contratação de MEIs pela administração pública em Nova Friburgo
Cerimônia de lançamento ocorreu nessa quinta-feira, 21, no auditório da CDL

O Programa Colmeia de Empreendedores foi lançado nessa quinta-feira, 21, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, com o objetivo de estimular a contratação de microempreendedores individuais (MEIs) pela administração pública.
A iniciativa é da Prefeitura de Nova Friburgo e conta com apoio do Sebrae Rio.
O programa vai utilizar a plataforma Contrata+ Brasil, que busca conectar administrações e MEIs.
Assim, os contratantes públicos podem registrar até 47 tipos de atividades no site, para que os empreendedores cadastrados manifestem interesse em prestar os serviços.
No evento dessa quinta, que ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, o prefeito Johnny Maycon (PL), anunciou duas oportunidades no município: reparo de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação de uso industrial e comercial, pela Procuradoria-Geral; e serviços de pedreiro ou azulejista, pela Secretaria de Fazenda.
Segundo o governo municipal, essas opções já foram publicadas oficialmente na plataforma Contrata+ Brasil e o cadastro do primeiro MEI friburguense no site também foi realizado.
Primeiro MEI friburguense cadastrado na plataforma | Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo
O Sebrae Rio explica que essas possibilidades de serviço estarão sempre dentro do limite de até R$ 12,5 mil, o que elimina a necessidade de licitação.
Ao Portal Multiplix, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, Sergio Tadeu, relatou as expectativas diante do programa:
O projeto Colmeia simplifica o processo de contratação, reduzindo a burocracia e os documentos exigidos, tornando mais ágil e acessível a participação dos MEIs. Para participar, os MEIs devem estar formalizados e em dia com suas obrigações fiscais. (...) A expectativa é que a iniciativa aumente a participação dos MEIs nas contratações públicas, gerando mais trabalho e renda para a cidade.
O subscretário ainda citou alguns serviços que podem gerar contratações por parte da prefeitura, como pedreiro, azulejador, manutenção e reparo de ar-condicionado.
Fernanda Gripp, coordenadora do Sebrae Rio em Nova Friburgo, ressaltou que o uso da plataforma pelos MEIs e pelos órgãos públicos é 100% gratuito. Além disso, ela também falou da desburocratização a ser gerada:
Essa é uma ótima oportunidade para os MEIs que atuam nessas áreas acessarem novos mercados prestando serviços para as prefeituras de forma rápida e desburocratizada.
De acordo com o Sebrae Rio, outras oportunidades serão publicadas na plataforma Contrata+ Brasil, com a descrição dos serviços necessários e todos os cadastrados da cidade vão receber a notificação pelo WhatsApp.
Os interessados devem apresentar uma proposta e depois aguardar a informação de quem será contratado.
Para mais informações, basta procurar a Sala do Empreendedor de Nova Friburgo, que funciona de segunda a sexta-feira, no prédio da prefeitura, na avenida Alberto Braune, nº 225, Centro.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!