Início da fase de transição para o cartão de passagem Partiu é adiado em Nova Friburgo
Novo sistema de bilhetagem eletrônica da cidade foi anunciado em julho

A Subsecretaria de Serviços Concedidos, vinculada à Secretaria de Governo de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, confirmou nesta segunda-feira, 4, ao Portal Multiplix que o início da fase de transição para o cartão Partiu foi adiado por decisão estratégica.
A prefeitura explicou ainda:
O adiamento visa permitir a implementação de incrementos no sistema que trarão melhorias operacionais. Ressaltamos que não houve qualquer falha ou problema técnico no processo.
Segundo o governo municipal, a transição "ocorrerá ainda neste mês de agosto, já com as melhorias incorporadas".
O novo cartão a ser utilizado no transporte público municipal, chamado Partiu, foi anunciado pela Prefeitura de Nova Friburgo no último dia 14 de julho.
Essa medida, de acordo com o Executivo friburguense, faz parte de uma modernização do sistema de bilhetagem eletrônica da cidade.
Junto ao Partiu, a Secretaria de Governo divulgou o aplicativo Bora, com o objetivo de que os usuários consigam acompanhar os horários dos ônibus municipais.
À reportagem, a prefeitura esclareceu que o lançamento do aplicativo também "está previsto para este mês de agosto".
Em julho, o governo informou que a implantação do sistema será gradual, com início em agosto, e que até outubro o cartão RioCard Mais poderá ser usado no transporte público.
Após esse período, somente o Partiu valerá nos ônibus e vans que circulam entre os bairros de Friburgo.
O Executivo não respondeu ao portal se haverá uma extensão no tempo final da transição.
Cartão Partiu
Com a implementação do novo cartão de passagem, alguns questionamentos surgem por parte de quem utiliza o transporte público diariamente.
Ao Portal Multiplix, o governo municipal explicou alguns pontos sobre a futura aquisição do cartão:
Onde adquirir?
O cartão comum do Partiu poderá ser adquirido diretamente na loja e retirado no momento da compra. E também em um ponto credenciado.
Caso deseje, o passageiro poderá adquirir através do site e solicitar a entrega domiciliar. O tempo estimado é de até cinco dias úteis (com cobrança do serviço de entrega). Também será possível pedir a retirada na loja, sem custo, em até sete dias úteis.
Vale Transporte
- Os cartões do modelo Vale Transporte (destinados ao transporte entre casa e trabalho) só poderão ser adquiridos através do site.
Valor
Cartões adquiridos através do site mediante a cadastro serão fornecidos com a primeira via gratuita em sistema de comodato.
Em uma eventual solicitação de nova via terá cobrança de não devolução de cartão (sete vezes o valor do depósito garantia).
Cartões adquiridos na loja Partiu ou em um ponto credenciado serão cobrados por R$ 4,70 (depósito garantia) mais o valor em créditos. Ao devolvê-lo, os R$ 4,70 serão restituídos, caso não esteja cadastrado no CPF.
Todo cartão será adquirido com uma recarga mínima inicial.
Transferência de saldo
- Não haverá possibilidade de transferir o saldo do RioCard Mais para o Partiu, considerando que o cartão Riocard Mais continuará sendo aceito nos transportes intermunicipais.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!