MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Onda de frio: equipes em Nova Friburgo e Teresópolis se mobilizam para acolher pessoas em situação de rua

Temperaturas devem continuar baixas até a próxima semana na Região Serrana do Rio

Por Natalia Amorim
19/05/22 - 12:03
Onda de frio: equipes em Friburgo e Teresópolis se mobilizam para acolher pessoas em situação de rua Equipes da Prefeitura de Teresópolis abordam pessoas em situação de rua para oferecer acolhimento nos dias de frio | Foto: Divulgação/PMT

A onda de frio que estava prevista para o Brasil chegou com tudo essa semana. Em Nova Friburgo, na Região Serrana, por exemplo, a madrugada desta quinta, dia 19, registrou a menor temperatura até o momento: 2,6º C em Salinas, distrito do município. Com o clima tão gelado, surge uma séria preocupação: a condição dos moradores em situação de rua.

Na noite de terça-feira, dia 17, uma equipe da Secretaria de Assistência Social começou a realizar uma força-tarefa para amparar essas pessoas. Do total de 15 pessoas abordadas, 12 foram acolhidas e encaminhadas para o ponto de apoio, na antiga Casa da Passagem, em Mury.

Em Nova Friburgo, as equipes da Secretaria de Assistência Social também se mobilizam para acolher as pessoas nestas condiçõesEm Nova Friburgo, as equipes da Secretaria de Assistência Social também se mobilizam para acolher as pessoas nestas condições | Foto:Divulgação/PMNF

O espaço foi totalmente limpo e estruturado para a alocação de camas, colchonetes, cobertores e kits de higiene, além da disponibilização de local adequado para banho e higiene pessoal.

A partir das 20h de quarta, 18, a equipe da Assistência Social passará a ficar no pátio da prefeitura para distribuir sopão às pessoas em situação de rua, bem como realizar um trabalho de abordagem, orientação e convencimento para que aceitem o auxílio do ponto de apoio.

Em Teresópolis, também na Região Serrana, o frio intenso, da mesma forma, tem castigado os moradores da cidade. A manhã desta quinta-feira, dia 19, começou com os termômetros marcando 4º C. Algumas ações também foram iniciadas na cidade para acolher pessoas nessas mesmas condições.

Geralmente, elas acontecem a partir do mês de junho, com o início do inverno, mas, desta vez, foram antecipadas com a chegada da frente fria.

Órgãos da prefeitura definiram as melhores estratégias para abordar e encaminhar as pessoas em situação de rua para o abrigo ou fornecer cobertores (item mais necessário no momento, outros mantimentos já estão em estoque) para proteger aqueles que se recusarem a ser abrigados.

A equipe de abordagem do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que já realiza rondas noturnas de acolhimento no inverno, antecipou e reforçou os trabalhos devido à chegada da frente fria. Pelo menos, cinco pessoas foram acolhidas nesta semana em Teresópolis.

O acolhimento especial acontecerá todas as terças, quartas e quintas-feiras, de 21h até meia-noite, com a oferta de bebidas quentes, cobertores e orientação para o encaminhamento ao abrigo parceiro da ação.

As pessoas que desejam colaborar com a ação, por meio da doação de cobertores, podem entregar os donativos no Creas, localizado na rua Carmela Dutra, nº 812, na Várzea. Podem ainda entrar em contato pelo telefone (21) 92005-2021.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.