MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo abre consulta pública para transformar Cão Sentado em unidade de conservação

População vai poder contribuir com sugestões para o estudo técnico feito pela prefeitura

Por Redação Multiplix
04/12/19 - 17:56
Nova Friburgo quer transformar Cão Sentado em unidade de conservação Pedra do Cão Sentado é símbolo de Nova Friburgo | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

Um dos principais símbolos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é a pedra do Cão Sentado. O ponto turístico fica em um parque que se localiza em uma área pública. Agora, a prefeitura do município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, quer transformar o local em uma unidade de conservação, dentro dos preceitos da legislação federal, após um estudo técnico.

O objetivo é proteger as características geoambientais do parque, como o conjunto de grutas, formações rochosas, erosões e a Mata Atlântica, garantindo a preservação do lugar dentro das regulamentações.

O estudo também identificou a classificação de Proteção Integral de Monumento Natural como a ideal para essa região, dentro do regimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, por meio da lei federal número 9.985 de 2000.

“A categoria trata especificamente de lugares singulares, raros e de grande beleza cênica, permitindo diversas atividades de visitação. Além da preservação, outro benefício para o município será referente ao ICMS Ecológico, conhecido como ICMS Verde, que prevê incentivos econômicos pela adoção de práticas ambientais”, informa a prefeitura.

O documento vai embasar o processo administrativo para a criação do Monumento Natural Pedra do Cão Sentado. Agora, para seguir com as etapas, o Executivo promoverá uma consulta pública para a participação da sociedade. Os cidadãos vão poder dar sugestões e contribuir com o estudo.

O encontro está marcado para o dia 17 de dezembro, terça-feira, às 14h, no auditório do Centro Administrativo César Guinle, no 3º andar do antigo prédio da Oi, que fica na avenida Alberto Braune, número 224, no Centro da cidade.

Sobre o Cão Sentado

O Cão Sentado está localizado em uma área de 65 mil metros quadrados e possui uma pequena porção de preservação da Mata Atlântica, sendo um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo e símbolo da cidade.

O monumento fica na estrada que liga a cidade a Bom Jardim (RJ-116) e tem essa formação rochosa que lembra a de um cão de guarda, com 111 metros de altura.

A trilha no local conta com cavernas e grutas e oferece belas paisagens para os visitantes. A entrada custa R$ 12,00 para moradores de Nova Friburgo, com comprovantes de residência, e R$ 15,00 para turistas. O parque fica aberto de sexta a domingo, das 9h às 17h, com as subidas terminando às 15h30.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.