Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

No centenário de Clarice Lispector, crônicas marcam passagem por Nova Friburgo

Escritora e jornalista ficou hospedada em Mury e gostava de admirar a natureza da cidade

Por Isadora Jaron
10/12/20 - 15:58
No centenário de Clarice Lispector, crônicas marcam passagem por Nova Friburgo Crônicas de Clarice Lispector também foram escritas em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Internet

No dia 10 de dezembro de 2020 celebra-se o centenário da escritora e jornalista Clarice Lispector. Famosa por suas crônicas, contos e textos, autora de vários romances e considerada uma das escritoras mais importantes do século XX, Clarice também passou pela Região Serrana do Rio, onde, com os encantos da natureza, registrou versos raros que estão gravados na história.

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, mas veio para o Brasil cedo e passou a infância no Nordeste. Foi em 1935 que ela veio para o Rio de Janeiro e começou a construir a sua vida profissional e familiar.

A escritora também esteve em Nova Friburgo, onde escreveu com detalhes o fim de semana que passou no município. De acordo publicação no Jornal do Brasil de 21 de outubro de 1972, a jornalista descreve a granja com os cavalos, as galinhas, jabuticabeiras, margaridas e rosas. Além disso, Clarice fala sobre a coluna do Drummond também no JB, o steak au poivre feito em casa e sobre a natureza preguiçosa.

“Fui não sei para que para a Faculdade de Letras. Não quis visitar a biblioteca. Não sou culta. A freira que me atendeu não sabia de nada. Tinha uma aula de História da Arte. [...] Tenho vergonha de ser escritora – não dá pé. Parece demais com coisa mental e não intuitiva” (DM, p. 431).

Foi também em Nova Friburgo que Clarice escreveu a crônica Rosas Silvestres, publicada no Jornal do Brasil em 1970. O texto também pode ser encontrado no livro ‘A descoberta do mundo’, que reúne diversas crônicas da jornalista.

“Quem me falou da passagem dela em Nova Friburgo foi a saudosa atriz, figura de destaque do movimento de cinema novo no Brasil, Odete Lara. A Odete tinha casa em Mury e frequentava as rodas de leitura da Livraria Simões. A Odete Lara morou uma temporada na cidade e gostava de ler em voz alta poemas e crônicas em diversas ocasiões e encontros literários”, explicou o contador de histórias e escritor Gregório Filho.

Há quem diga, ainda, que Clarice já passeou algumas vezes pelo Centro de Nova Friburgo, mas que gostava de ficar mais perto da natureza, nos bairros mais afastados.

Clarice Lispector é uma das escritoras mais importantes Clarice Lispector é uma das escritoras mais importantes | Foto: Reprodução/Paulo Gurgel Valente (CP Memória)

Rosas Silvestres

“Só esta expressão rosas silvestres já me faz aspirar o ar como se o mundo fosse uma rosa crua. Tenho uma grande amiga que me manda de quando em quando rosas silvestres. E o perfume delas, meu Deus, me dá ânimo para respirar e viver.

As rosas silvestres tem um mistério dos mais estranhos e delicados: à medida que vão envelhecendo vão perfumando mais. Quando estão à morte, já amarelando, o perfume fica mais forte e adocicado, e lembra as perfumadas noites de lua de Recife. Quando finalmente morrem, quando estão mortas, mortas - aí então, como uma flor renascida no berço da terra, é que o perfume que se exala delas me embriaga. Estão mortas, feias, em vez de brancas ficam amarronadas. Mas como jogá-las fora se, mortas, elas têm a alma viva? Resolvi a situação das rosas silvestres mortas, despetalando-as e espalhando as pétalas perfumadas na minha gaveta de roupa.

Da última vez que minha amiga me mandou rosas silvestres, quando estavam morrendo e ficando mais perfumadas ainda, eu disse para meus filhos:

Era assim que eu queria morrer: perfumando de amor. Morta de exalando a alma viva.

Esqueci de dizer que as rosas silvestres são de planta trepadeira e nascem várias no mesmo galho. Rosas silvestres, eu vos amo. Diariamente morro por vosso perfume”.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.