MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Defesa Civil do RJ emite alerta de ciclone extratropical e rajadas de vento

Marinha reforça comunicado e anuncia previsão de ressaca para a Região dos Lagos; Na Serra, as temperaturas despencam

Por Natalia Amorim
10/08/22 - 15:12
Defesa Civil do RJ emite alerta de ciclone extratropical e rajadas de vento Tempo permanece instável e entre nuvens nesta quarta-feira, dia 10, em Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Um aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil do Rio de Janeiro e pelo Centro Natural de Monitoramentos e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) prevê a formação de um ciclone extratropical de baixa pressão no oceano para todo o interior do estado.

Segundo o alerta, o fenômeno ocasiona períodos de rajadas de vento moderado a forte (até 75,9 km/h) na direção sudoeste a partir da tarde desta quarta-feira, dia 10.

Para a quinta-feira, dia 11, a previsão é de ventos muito fortes (acima de 76 km/h).

As rajadas mais intensas são esperadas em áreas próximas da costa e com topografia elevada.

O fim destas ocorrências está previsto para sexta-feira, dia 12.

Alerta de ressaca

A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca para as cidades da Região dos LagosA Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca para as cidades da Região dos Lagos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Marinha também emitiu um outro alerta de intensidade ainda mais forte, com ventos que podem chegar 100 km/h em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

O aviso é válido até quinta-feira, dia 11.

A frente fria que se estende por todo o estado, pode provocar ainda uma ressaca, com ondas de até quatro metros, entre os dias 11 e 12, quinta e sexta-feira, respectivamente.

O superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio, diz que os efeitos do ciclone extratropical já eram esperados em parte da costa do estado e faz algumas recomendações:

Em casa, feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior do imóvel. Feche persianas, cortinas ou blecautes para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar. Os aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore.

Ele vai além e fala de outros perigos comuns neste momento:

Evite deixar objetos que possam cair em locais altos. Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas. E, fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios

Em caso de emergência, moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil de seu município, através do número 199.

Região Serrana

Temperaturas devem cair ainda mais na Região SerranaTemperaturas devem cair ainda mais na Região Serrana | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em Nova Friburgo, as temperaturas despencaram nesta quarta, dia 10. A mínima chegou a 15,7º C em Salinas. A sensação térmica pela manhã foi de 10,8º C. E tem mais frio vindo por aí.

O tempo permanece instável, com muitas nuvens e ocorrência de chuvas isoladas, até a quinta-feira, dia 15, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.

De acordo com o meteorologista Francisco Assis, os friburguenses devem tirar ainda mais casacos dos armários:

As condições meteorológicas apontam a previsão de ventos fortes na região. A partir de amanhã (quinta) deve esfriar ainda mais. No final de semana, a temperatura mínima pode chegar a 7º C a máxima a 15º C.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.