Vídeo registra mãe e filhote de gato-do-mato 'brincando' no Parque Estadual dos Três Picos
Câmeras de monitoramento do Projeto Aventura Animal, em parceria com o Inea, flagraram as imagens em Friburgo
Uma mamãe gato-do-mato, Leopardus Guttulus, e seu filhote passeiam livres, leves e soltos no Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
A imagem foi registrada no último mês por uma armadilha fotográfica instalada pelo Projeto Aventura Animal, do ambientalista Juran Santos, através de uma parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Os animais, que são ameaçados de extinção, estavam em uma trilha no dia 26 de junho.
Esse monitoramento de animais silvestres tem a finalidade de observar a fauna do Parque Estadual dos Três Picos para fins de pesquisa e ações de educação ambiental.
Ao todo, o parque tem 20 câmeras camufladas que estão instaladas em diversos locais da unidade de conservação.
“A presença desses animais, como o gato-do-mato e seu filhote, mostra que o parque proporciona condições favoráveis para que eles estejam lá, ou seja, o ambiente é saudável e acolhedor e, por isso, precisa ser preservado”, explica o coordenador do núcleo Três Picos, em Nova Friburgo, Rominique Schimidt.
Ele acrescenta ainda que esta espécie de animal não representa risco para os seres humanos.
Ao identificar a presença humana, a primeira ação destes animais é fugir. Eles não atacam.
Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
Dentro dos limites dessa unidade de conservação encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade do estado do Rio.
O parque também é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para a conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.