Mutirão de reflorestamento supera expectativas e planta 1.500 mudas no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis
Aproximadamente 200 pessoas auxiliaram no plantio das espécies Ipê, Guapuruvu, Sibipiruna, Manacá e Paineira
A participação voluntária no mutirão de reflorestamento do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT), na Região Serrana do Rio, resultou no plantio de 1.500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
De acordo com o PNMMT, aproximadamente 200 pessoas estiveram presentes ao longo de quatro dias e auxiliaram no plantio das espécies Ipê, Guapuruvu, Sibipiruna, Manacá e Paineira.
A mobilização popular, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis e o PNMMT, teve como objetivo recuperar a biodiversidade das áreas atingidas pelo incêndio florestal ocorrido em setembro deste ano, que devastou mais de 100 hectares de mata.
Ao longo de quatro dias, foram plantadas as espécies Ipê, Guapuruvu, Sibipiruna, Manacá e Paineira | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis
Inicialmente, a expectativa dos organizadores era que o mutirão possibilitasse o plantio de 300 mudas, porém o resultado quintuplicou.
De acordo com o biólogo e chefe do PNMMT, Vitor Cunha, o sucesso da ação só foi possível graças ao comprometimento dos voluntários:
A participação das instituições e o apoio social foram determinantes para superar totalmente as expectativas. Sem o apoio da sociedade, não teríamos alcançado este número expressivo.
O objetivo, segundo o chefe do PNMMT, é que aconteçam novas atividades com o envolvimento da comunidade. O foco atual, no entanto, é "planejar os próximos passos e cuidar da área recém plantada, visto que o manejo do local é fundamental para a sobrevivência das mudas".
Um dos participantes do mutirão foi o montanhista Marcello Medeiros, integrante do Centro Excursionista Teresopolitano (CET).
Marcello também foi um dos incentivadores do projeto de transformar a região em uma unidade de conservação ambiental | Fotos: Arquivo Pessoal
O voluntário destaca que, além de ser uma opção de lazer, com as trilhas e escaladas, o PNMMT representa "a qualidade de vida e esperança para a população teresopolitana":
Cerca de um mês atrás choramos com a destruição do parque, mas o engajamento da comunidade pela sua recuperação mostrou que sempre seremos maiores do que aqueles que só têm a intenção de destruir. Como voluntário desde a criação dessa unidade de conservação ambiental, fiquei muito feliz em poder contribuir com mais um capítulo da história desse lugar, uma região que temos a responsabilidade de cuidar para deixar para nossas futuras gerações.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!