Queimada destrói 80 hectares na Pedra da Tartaruga, no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis
Sede da Tartaruga permanece fechada; Santa Rita reabre nesta terça, 17
Teresópolis, na Região Serrana do Rio, é um dos municípios que vem sofrendo com as consequências do tempo seco e das queimadas.
Incêndios de grandes proporções atingiram o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT), na Pedra da Tartaruga, no início da noite da última quinta-feira, 12. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou um balanço do caso na manhã desta segunda-feira, 16.
A unidade teve cerca de 80 hectares, o equivalente a quase 74 campos de futebol, queimados e, segundo a secretaria, as equipes seguem trabalhando em prol da proteção desses remanescentes florestais.
De acordo com a prefeitura, não há mais nenhum foco de incêndio no local.
O combate ao fogo foi realizado pelas equipes do PNMMT, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)/Prevfogo, Instituto Estadual do Ambiente (Inea - Parque Estadual dos Três Picos e APA Frades) e do 16º Grupamento de Bombeiros Militar, que fez uso até de helicóptero para chegar ao local de difícil acesso.
Corpo de Bombeiros usou um helicóptero para auxiliar no combate às chamas | Foto: Reprodução/Equipe PNMMT
O prefeito Vinicius Claussen (PL) utilizou as redes sociais para se manifestar sobre as queimadas que atingiram a região:
Infelizmente, a Pedra da Tartaruga está queimando hoje [12], muito triste. Mas fica aqui o registro do belo trabalho realizado pelos nossos profissionais do Corpo de Bombeiros e pelos guarda-parques do PNMMT. A todos eles, o meu muito obrigado.
Ainda nas redes sociais, o prefeito orientou a população sobre a importância de denunciar crimes ambientais:
Atear fogo em áreas de preservação não é só um crime, é destruir vidas, fauna e flora que dependem desse ecossistema para sobreviver. Vamos proteger o que é nosso! Denuncie práticas ilegais e ajude a manter nosso meio ambiente
Para denunciar basta entrar em contato pelos seguintes telefones:
- Linha Verde: 0300 253 1177
- Disque Denúncia: (21) 2253-1177
A Prefeitura de Teresópolis informou que "segue investigando os culpados pelo crime ambiental" que aconteceu no parque.
Por conta do ocorrido, a sede Pedra da Tartaruga segue fechada nos próximos dias e a Santa Rita terá seu funcionamento normalizado nesta terça-feira, 17.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!