MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ministério Público do Rio abre investigação sobre suposta contaminação de rio em Nova Friburgo

Caso foi registrado por moradores no bairro Córrego Dantas na última sexta-feira, 6

Por Kessia Coutinho
09/09/24 - 15:24 Atualizada em 12/09/24 - 10:38

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um procedimento para apurar o "lançamento de efluentes, possivelmente de origem industrial" em um rio que corta o bairro Córrego Dantas, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A investigação teve início após uma matéria jornalística divulgar, na última sexta-feira, 6, imagens que mostram a água com coloração avermelhada.

Com isso, o MPRJ, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, determinou a expedição de ofícios no sábado, 7, ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMA).

No vídeo acima, é possível ver a água com a coloração avermelhada correndo pelo rio. O morador que gravou as imagens falou sobre a possibilidade da ação ser criminosa:

Parece até sangue, mas não é não. É veneno que estão jogando para dentro do rio. É um desmatando, um colocando fogo, outro secando o rio com veneno.

O morador ainda afirma que o local não é fiscalizado pelos órgãos competentes:

Às vezes é espuma, às vezes é esgoto que jogam aqui, porque poucas pessoas vêm ver.

De acordo com o MPRJ, a intenção é apurar a responsabilidade civil, reparar os danos ambientais e evitar impactos negativos futuros.

A promotoria pediu ao Inea informações sobre a poluição hídrica, a realização de vistorias e inspeções na localidade, além de outros detalhes que possam ajudar na apuração do caso.

Foram feitas solicitações ao município para esclarecer e identificar os possíveis responsáveis pelo problema.

O MPRJ também expediu cópias do procedimento para a Promotoria de Investigação Penal da cidade, a fim de apurar a responsabilidade criminal dos fatos.

Na manhã desta segunda-feira, 9, o Ministério Público do Rio informou à reportagem que ainda aguarda os posicionamentos, visto que "o procedimento foi instaurado no fim de semana".

O Portal Multiplix também questionou a empresa responsável pelo saneamento básico da cidade, Águas de Nova Friburgo, sobre o tratamento de esgoto na região, que respondeu:

Águas de Nova Friburgo informa que enviou equipes ao local, no entanto, ao chegar à localidade, não havia mais vestígios do efluente. Pelas imagens, é possível observar que não se trata de um efluente sanitário, ou seja, não é de responsabilidade da concessionária.

O Inea informou à reportagem, por meio de nota nesta terça-feira, 10, que vistoriou o local, mas os técnicos não encontraram nenhuma alteração no Córrego Dantas. O instituto ainda afirmou que a inspeção vai continuar:

O órgão continuará a investigação sobre possíveis empreendimentos que possam ter causado a coloração vermelha presente nos vídeos da denúncia.

A reportagem pediu um posicionamento sobre o caso à Prefeitura de Nova Friburgo e aguarda retorno.

Essa não é a primeira vez que esse tipo de caso ocorre na cidade. Em outras ocasiões, manchas semelhantes já foram vistas no rio Bengalas, bem no centro da cidade.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.