MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Carnaval sustentável! Dicas para curtir sem (quase) gerar impacto ambiental

Bebidas em lata, troca de fantasias e caronas para os blocos são algumas das sugestões para uma folia consciente

Por Paula Winter
14/02/20 - 09:00
Carnaval sustentável! Dicas para curtir sem (quase) gerar impacto ambiental Confete feito de folhas secas é uma alternativa aos papéis e plásticos | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Carnaval já está virando a esquina e com ele muita animação, festa, samba... e lixo. Uma das datas mais esperadas do ano é também a que mais gera impacto ambiental.

No último final de semana, nos dias 8 e 9 de fevereiro, a Comlurb, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do mundo nessa época, retirou 21,4 toneladas de lixo dos 37 blocos que desfilaram. Isso porque ainda não é Carnaval oficialmente.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o pré-Carnaval, também no último fim de semana, gerou 4 toneladas de lixo retirados pela Secretaria de Serviços Públicos, de acordo com informações da prefeitura. Já a EBMA, empresa responsável pela coleta na cidade serrana, recolheu oito contêineres com resíduos.

Os dados são alarmantes e com o período de chuva que o estado do Rio vem passando, os problemas triplicam quando se junta água e lixo.

Esses números podem ser atenuados com dicas e atitudes simples para curtir a folia ao máximo, com a consciência tranquila e, sim, de maneira mais sustentável possível, de acordo com a situação e o local.

Confira as dicas.

1 – Fantasia upcycling

Biquinis, bodies, camisas e acessórios podem compor várias fantasias Biquinis, bodies, camisas e acessórios podem compor várias fantasias | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Fantasia upcycling, no português direto, é uma fantasia feita de produtos reutilizados que se transformam em um novo. A orientação é trocar peças com os amigos, comprar em brechós ou aproveitar peças e acessórios que já se tem em casa.

A criatividade se torna a peça-chave aqui.

2 – Glitter sustentável

Glitter ecológico pode ser feito de diversos materiais sem plástico Glitter ecológico pode ser feito de diversos materiais sem plástico | Foto: Reprodução/Pura Bioglitter

Carnaval é sinônimo de brilho, muito brilho! Se tem algo que lembra na hora a folia quando o assunto é maquiagem, esse algo é o glitter. Mas o produto é extremamente nocivo em contato com o meio ambiente. Por ser retirado, em sua maioria, na água corrente, os micro plásticos presentes na composição vão direto para os rios e oceanos. E eles são tão pequenos que não há sistema de purificação que consiga filtrá-los.

Estima-se que, anualmente, 8 milhões de toneladas cheguem aos oceanos. E se os animais marinhos ingerem o micro plástico, nós também vamos.

E agora? Há opções sustentáveis também para brilhar e muito sem prejudicar o ecossistema. Muitos glitters são feitos de sal, gelatina vegetal, algas marinhas e até mesmo o natural pó de mica. Algumas empresas já fornecem o produto pronto. Na internet, diversas receitas estão disponíveis para quem não pode gastar e mesmo assim não quer abrir mão de uma boa maquiagem, além de cuidar do planeta.

3 – Substitua os descartáveis

Copos de materiais leves garantem a segurança e a economia no bloco Copos de materiais leves garantem a segurança e a economia no bloco | Fotos: Divulgação/Menos 1 Lixo e Copo Eco

Um copinho descartável não faz mal, certo? Errado. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos, no Brasil, são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. A taxa de reciclagem é quase mínima devido ao seu baixo custo de mercado e o copinho usado por apenas 5 minutos pode ficar no meio ambiente por cerca de 400 anos.

Por isso, é aconselhado levar um copo para o bloco. Atualmente é fácil achar em estabelecimentos os copos retráteis de silicone, que diminuem de tamanho quando não usados e podem ser carregados por uma cordinha. Para os universitários, por exemplo, a dica é usar o copo da faculdade, geralmente distribuído pelas atléticas ou nas festas, que também possuem corda.

No geral, copos de materiais mais maleáveis são os indicados para garantir a sua segurança e a das pessoas na folia, além de evitar o uso do copo plástico.

4 – Opte pelas bebidas em lata

Latas de alumínio são recicláveis e ainda geram rendaLatas de alumínio são recicláveis e ainda geram renda | Foto: Banco de Imagem

As bebidas em lata se tornam as queridinhas porque o alumínio é altamente reciclável e o Brasil lidera o ranking mundial de reciclagem desse material. Com o descarte correto, as latinhas retornam às prateleiras em até 60 dias. Além disso, gera renda para mais de 800 mil catadores espalhados pelo país.

5 – Unidos da carona pro bloco

Juntar os amigos e dividir o transporte é uma das pedidas para o CarnavalJuntar os amigos e dividir o transporte é uma das pedidas para o Carnaval | Foto: Banco de Imagem

Ir à pé costuma ser a opção da maioria pra chegar na hora pro bloco, mas nem sempre as cidades, as ruas e os trajetos permitem segurança nessa modalidade.

Os transportes públicos costumam funcionar em esquema especial para atender os foliões, mas juntando a galera, o valor de um transporte por aplicativo e táxi também fica em conta. Além de que, usando essas opções, economiza-se no dinheiro, na emissão de gases poluentes e ainda já chega e volta com os amigos!

Vou viajar no Carnaval

Foto: Banco de Imagem

- Transporte

A dica aqui é a mesma em relação ao transporte para os blocos. Opte por linhas intermunicipais, tente reunir a família e os amigos em um carro ou até mesmo participe das caronas amigas, em aplicativos e internet.

- Turismo

Para quem vai para outra cidade, deve-se “turistar” com consciência, respeitando os costumes e hábitos desse lugar. Em casos de trilhas e campings, por exemplo, leve um saquinho para evitar que lixos fiquem jogados em meio à natureza.

- Energia só para a folia

A recomendação é desligar todos os aparelhos eletrônicos da tomada, como televisão, micro-ondas, computador, etc, quando for curtir o feriadão em outro lugar. Apenas o modo “stand-by” não é suficiente e permite que o objeto continue consumindo energia mesmo sem ser usado.

Dessa forma, evita-se que haja consumo desnecessário de energia, além de voltar pra casa, pós-farra, com um desconto na conta de luz.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.