MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Marinha alerta para ressaca no litoral do RJ; Inmet avisa sobre tempestades e ventos em todo o interior

Ventania pode atingir velocidade de até 74 km/h e ondas de até três metros de altura

Por Kessia Coutinho
26/12/23 - 14:34
Marinha alerta para ressaca no RJ; Inmet avisa sobre tempestades e ventos em todo o interior Poucas nuvens em Cabo Frio no início da tarde desta terça-feira, 26 | Foto: Carlos Henrique Ferreira

Atenção moradores da Região dos Lagos do Rio: o serviço meteorológico da Marinha emitiu um alerta para ventos fortes em grande parte do litoral das regiões Sul e Sudeste até a próxima quarta-feira, 27.

Para o estado do Rio, foi emitido ainda um aviso para a alta probabilidade de ressaca.

Segundo a Marinha, a ventania pode atingir uma velocidade de até 74 km/h e ondas de até três metros de altura.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de perigo potencial para ventos costeiros até as 16h desta terça-feira, 26.

De acordo como Inmet, os ventos devem 'se intensificar nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla'.

Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, até parte da decoração natalina se desprendeu por conta dos fortes ventos.

Ventos chegaram a carregar um dos enfeites de Natal no bairro GamboaVentos chegaram a carregar um dos enfeites de Natal no bairro Gamboa | Foto: Carlos Henrique Ferreira

O órgão informou que o verão, que começou na madrugada da sexta-feira, 22, será mais chuvoso e quente do que a média no Sudeste.

Previsão de chuva nas regiões Serrana e dos Lagos

Em um novo alerta iniciado nesta terça, às 10h20, o Inmet disse que existe a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia para todo o interior do Rio, com ventos intensos (40 - 60 km/h) até esta quarta-feira, 27, às 10h:

Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas com chuvas intensas (Perigo Potencial).

Já a partir das 14h desta terça-feira, existe a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60 - 100 km/h), e queda de granizo com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos para algumas cidades do estado, como Cantagalo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Carmo e Duas Barras, por exemplo.

A Defesa Civil de Nova Friburgo, na Região Serrana, emitiu um comunicado sobre previsão de chuva moderada a forte, com raios a partir da tarde desta terça-feira, 26, com ventos moderados a forte.

Recomendações de segurança

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se for possível, também é importante desligar o celular, aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Nas praias, é importante evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca, assim como a prática de esportes no mar.

Não é recomendado permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca e é importante seguir as orientações das equipes de salva-vidas.

Também não se deve trafegar de bicicleta na orla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Já os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca e não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros.

Em caso de emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros 193.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.