MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais de 20 mil guimbas de cigarro são coletadas em 10 meses na Praia do Peró, em Cabo Frio

Ação faz parte de estudo que também promove a conscientização sobre o descarte em local irregular

Por Vinícius Pereira
06/04/22 - 15:57
Mais de 20 mil guimbas de cigarro são coletadas em 10 meses na Praia do Peró, em Cabo Frio Material oferece perigo para várias espécies | Foto: Divulgação/Projeto Imersão

Uma pesquisa realizada por voluntários do Programa Bandeira Azul e Projeto Imersão, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, revela que 20.579 bitucas e fibras de cigarros foram coletadas na Praia do Peró, entre junho de 2021 e março de 2022.

A ação do grupo tem o objetivo de promover a conscientização ambiental de moradores e turistas sobre os cuidados com o descarte correto desses materiais nas praias e entender mais sobre o processo de degradação delas na natureza.

De acordo com João Magno, pesquisador do projeto científico, o material oferece perigo para várias espécies de peixes e aves. Os animais podem ingerir a bituca ou a fibra, que possui cerca de sete mil substâncias tóxicas em sua composição.

"O resíduo é mais encontrado nas áreas próximas aos quiosques da praia, onde há maior concentração de pessoas, entre a área certificada da Bandeira Azul, que tem cerca de 500 metros de distância”, disse João.

Nova coleta será realizada no próximo sábado Nova coleta será realizada no próximo sábado | Foto: Divulgação/Projeto Imersão

A pesquisa identificou também que a fibra em estado de degradação aparece em maior quantidade, enquanto a bituca, material recentemente descartado, consta em quantidades menores.

De acordo com os estudos, a fibra demora cerca de cinco anos para sumir da natureza por completo, pois é composta pelo acetato de celulose, elemento derivado do plástico. Além disso, ela também pode contaminar a água.

“Quando lançada em curso d’água, ela também se torna tóxica para os organismos desse ecossistema, podendo contaminar, aproximadamente, 50 litros de água apenas uma bituca de cigarro”, explicou o pesquisador.

O levantamento faz parte do projeto internacional, Red Iberoamericana Proplayas, que conta com a participação de representantes na Argentina, Colômbia, Equador, México e Brasil.

No próximo sábado, dia 9, às 10h, ocorrerá mais uma coleta na Praia do Peró, em frente ao mastro da Bandeira Azul. A população pode participar. É recomendado o uso de boné e protetor solar.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.