Em Nova Friburgo, Prêmio Mulheres Pérolas Negras chega a sua terceira edição nesta sexta
Ao todo, nove serão agraciadas e uma homenagem especial será feita à cantora Preta Gil

Na noite desta sexta-feira, 1º de agosto ocorre a terceira edição do Prêmio Mulheres Pérolas Negras, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Ao todo, nove mulheres serão agraciadas e uma homenagem especial será feita à cantora e empresária Preta Gil, que morreu no último dia 20 de julho.
Preta Gil receberá uma homenagem especial | Foto: Reprodução/Rede Social
O objetivo da premiação é celebrar o legado, a presença e as contribuições das mulheres negras em diferentes setores da sociedade.
O evento integra as ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho.
O prêmio é realizado pela Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Centro Cultural Afro-Brasileiro Ysun-Okê.
A iniciativa ocorre desde 2023 e, de acordo com o governo municipal, "tem ampliado o reconhecimento público das potências femininas negras presentes" na cidade.
Ao Portal Multiplix, a Secretaria de Cultura informou os nomes das premiadas desta edição. Veja, em ordem alfabética:
- Andreia Lúcia Pereira da Silva
- Catarina Souza
- Cristiane Santos
- Erika Guimarães
- Ivete Regina de Lima
- Maiara Felício da Silva
- Rosemar Soares de Souza
- Sônia Chimenes
- Sônia Tereza
Prêmio Mulheres Pérolas Negras
O Prêmio Mulheres Pérolas Negras está em sua terceira edição. Porém, ele foi instituído oficialmente pela lei municipal nº 5.089/2025, que criou também a Semana em Comemoração e Reconhecimento à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, incorporando o evento ao calendário cultural da cidade.
Em 2024, dez mulheres foram agraciadas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!