Funcionários do centro de distribuição dos Correios em Nova Friburgo entram em greve
Nova assembleia para discutir o assunto está marcada para o próximo dia 13; instituição afirma que agências funcionam normalmente

O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) anunciou, nessa terça-feira, 5, a greve dos trabalhadores do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD ) dos Correios, no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do estado, por tempo indeterminado.
Segundo o Sintect-RJ, as condições precárias do imóvel, a falta de estrutura adequada, os equipamentos insuficientes e o abandono da unidade por parte da direção da empresa motivaram a medida.
Ainda de acordo com o sindicato, até a tarde de terça, os Correios não tinham apresentado "nenhuma proposta concreta para resolver os problemas".
A decisão foi aprovada em uma assembleia, conduzida pelos diretores sindicais Leônidas da Silva e Helvis, que acompanham de perto a situação no CDD, localizado no centro de Friburgo.
Leônidas chegou a falar sobre a decisão:
A categoria está cansada de promessas que nunca se cumprem. A estrutura do prédio é insalubre, os equipamentos são precários e a sobrecarga de trabalho é inaceitável. Essa greve é uma reação legítima por dignidade. O sindicato está junto com os trabalhadores para garantir respeito e condições mínimas de trabalho.
O Sintect-RJ afirmou que os trabalhadores decidiram "manter a paralisação até que a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) apresente uma proposta efetiva".
Uma nova assembleia está marcada para o dia 13 de agosto, mas, o sindicato informa que poderá antecipar, "caso haja sinalização concreta da empresa para resolver as demandas apresentadas".
Em nota ao Portal Multiplix na manhã desta quarta-feira, 6, os Correios relataram que na terça-feira, 5, foi registrada "uma paralisação pontual e temporária em uma de suas unidades operacionais do município de Nova Friburgo".
Empresa afirma que os outros centro de distribuição da cidade 'seguem operando normalmente' | Foto: Jean Teixeira
A empresa completou:
Os demais centros de distribuição da cidade seguem operando normalmente, assim como o atendimento nas agências. Vale destacar que a atual gestão dos Correios restabeleceu o diálogo com as entidades sindicais e que mantêm canais abertos com as trabalhadoras e trabalhadores por meio de uma mesa de negociação permanente.
Sobre as operações, os Correios afirmaram que "estão adotando as medidas necessárias e assegurando a continuidade" e completaram:
As entregas no município seguem ocorrendo normalmente com o apoio e o remanejamento de empregados das unidades próximas.
Aos clientes, foi recomendado que acompanhem, no site e no aplicativo Correios, o status das encomendas e aguardem a entrega regular nos endereços de destino.
A empresa confirmou à reportagem a continuidade da greve dos trabalhadores do centro de distribuição nesta quarta-feira.
O Portal Multiplix aguarda retorno do Sintect-RJ para mais detalhes da greve em Nova Friburgo.
Estado de greve
Os trabalhadores do CDD Nova Friburgo já tinham aprovado um estado de greve, no último dia 29 de julho.
O motivo foi a falta de respostas da empresa, que não teria cumprido os compromissos prometidos em uma reunião no dia 18 de julho.
No encontro, o sindicato conta que representantes dos Correios se comprometeram com alguma ações, após serem apresentados os relatos e as cobranças dos funcionários.
Entre as melhorias que a empresa teria assumido estão: a troca de bicicletas, pequenos reparos, normalização da carga acumulada, ajustes elétricos e reforço do efetivo com a convocação de aprovados no concurso.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!