MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Já reparou que a matemática está em tudo?

No dia 6 de maio é comemorado o Dia da Matemática, em homenagem ao educador brasileiro Malba Tahan

Por Sara Schuabb
06/05/19 - 18:16
Já reparou que a matemática está em tudo? A matemática nos ajuda a pensar, analisar e interpretar criticamente as informações do dia a dia para resolver problemas e questões de ordens diversas | Foto: Banco de Imagem

Em 2.400 a.C, o homem primitivo já contava com uso de ossos, pedras e dedos das mãos e dos pés para fazer medições. E, antes do século VI a.C, egípcios, babilônicos e chineses já eram capazes de fazer cálculos de ordem prática com muita precisão. Porém, foram os gregos que introduziram o encadeamento sistemático de teoremas que tornaram a matemática uma ciência. Em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, o dia da matemática é comemorado todo 6 de maio, a partir de 2013, no Brasil.

Para o professor Wanderson Daflon, que atua na área há 22 anos, a matemática está presente em nosso dia a dia em tudo e diz que estimula os alunos a perceberem sua importância. “Se você for trabalhar no comércio, você tem que saber dar um troco; na padaria, você terá que saber fracionar as porções para fazer os pães, os bolos. No laboratório, também terá de lidar com as frações. Se for médico, vai ter que operar um equipamento e ter noções de matemática. Na agricultura, com a mecanização, a pessoa tem que se qualificar para usar um equipamento – que existe uma série de botões e de números”, explica.

No mundo globalizado em que vivemos, as transformações tecnológicas e econômicas têm exigido de nós uma mudança na nossa forma de pensar, analisar e interpretar criticamente as informações do dia a dia para resolver problemas e questões de ordens diversas.

Nesse sentido, Wanderson diz que a matemática tem uma participação poderosa por estimular a capacidade de análise crítica e oferecer ferramentas como o raciocínio lógico, que auxilia no desenvolvimento de estratégias, inclusive na vida pessoal.

“A matemática aprimora o cálculo, que leva ao desenvolvimento da concentração e a capacidade de fazer estimativas, estatísticas, que perpassam por todo um treino de cálculo mental”, afirma.

O professor Romicran Teixeira, com 35 anos de magistério, diz que a matemática sempre foi e sempre será um instrumento para a ciência. “Há tempos que ela deixou de ser apenas uma ciência exata para ser mais integradora e até mais divertida. A matemática instiga e desenvolve uma parte importante do cérebro. Ela é desafiadora como a nossa vida e nos ajuda a fazer uma leitura de mundo não só pelo raciocínio lógico, mas também junto a outras ciências. Viva a matemática".

O friburguense Pedro Lack, de 15 anos, que já ganhou medalhas em olimpíadas diversas de matemática diz que essa área de conhecimento também ajuda na lógica de resolver novos problemas.

“A matemática é a linguagem com a qual Deus escreveu o mundo", então, nada poderia ser mais lógico do que aprendê-la para decifrar a realidade. A paciência e a habilidade de lidar com o desconhecido são habilidades que aprendi com essa matéria e na resolução de problemas das olimpíadas de que participei. Procurar a lógica no novo faz os problemas recentes se tornarem os que já resolvemos várias vezes”, afirma.

Malba Tahan

Publicou 120 livros, sendo 51 voltados à matemática, com o diferencial de conseguir repassar o conteúdo de modo envolvente, com enigmas e fantasias. Com mais de um milhão de livros, vendidos, sua obra mais famosa é “O homem que calculava”, que se tornou um best-seller.

Em relação à metodologia de Malba Tahan, Romicran diz: “ele procura trabalhar com o lúdico, que é uma maneira de atrair o aluno, sendo um bom ponto de partida, mas, quando se descobre a matemática, vê-se que é muito mais do que isso”.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.