Inscrições para a Rede Ceja seguem abertas em Nova Friburgo e em todo o estado do Rio
Escolas da rede estadual de ensino oferecem aulas virtuais para quem está fora da idade escolar

O Governo do Estado anunciou que seguem abertas as matrículas para novos alunos que desejam ingressar na Rede Ceja – Centro de Educação de Jovens e Adultos. Em Nova Friburgo, as aulas já começaram, mas existem vagas, visto que a procura diminuiu desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020.
Os Cejas são escolas da rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj e voltadas para quem está fora da idade escolar e deseja concluir os ensinos Fundamental e Médio. O processo continua totalmente on-line e pode ser feito a qualquer momento.
De acordo com a diretora do Ceja em Nova Friburgo, Luciane de Oliveira Souza, desde 8 de fevereiro até a sexta-feira, 25, foram realizadas 363 matrículas no Ceja.
Ela destaca ainda que as aulas on-line começaram em 08 de fevereiro, mas o Ceja já estava trabalhando remotamente desde abril de 2020.
Segundo Luciane, a procura pelas vagas na cidade da Região Serrana diminuíram, mas neste ano voltaram a aumentar em relação a 2020.
“A procura por novas matrículas diminui com a pandemia em 2020. Em 2021, já notamos um aumento de 50% em relação ao ano anterior, sendo que esse percentual computa as matrículas novas e retorno aos estudos dos alunos já matriculados em anos anteriores”, declara a diretora.
Como se inscrever
Primeiro, é preciso fazer a pré-matrícula, que deve ser feita no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/.
Depois, é necessário encaminhar um e-mail para a escola onde o aluno deseja estudar anexando os documentos exigidos (a lista completa está disponível em https://www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas).
É nesta segunda etapa também que os interessados devem informar o uso de nome social. A Fundação Cecierj é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para se tornar aluno do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos; e, para o Ensino Médio, mais de 18 anos.
Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas presenciais, o estudante matriculado no Ceja estuda de acordo com sua disponibilidade por meio de plataforma on-line adequada para o ensino semipresencial.
O aluno conta sempre com o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas, e o material didático é disponibilizado gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.