MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Faetec oferece duas mil vagas em cursos profissionalizantes em todo o Estado do Rio

Cursos são ofertados em 74 escolas da rede e as inscrições vão até o fim de julho

Por Matheus Oliveira
27/06/18 - 11:40
Faetec oferece duas mil vagas em cursos profissionalizantes em todo o Estado do Rio Faetec oferece duas mil vagas em cursos profissionalizantes. | Banco de imagens

Visando qualificar o mercado de trabalho, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está oferecendo duas mil vagas em 74 escolas da rede e 34 cursos profissionalizantes em todo o Estado do Rio de Janeiro. Foram anunciadas 9.599 oportunidades de cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições podem ser feitas pelo site pronatec.mec.gov.br/inscricao.

Para se candidatar, o trabalhador deve ter idade mínima de 15 a 18 anos, conforme cada curso. Dependendo da capacitação, o grau de escolaridade também varia. Depois de realizar o cadastro e escolher o curso, os estudantes terão dois dias para confirmar a matrícula. Quem estiver inscrito no programa ganhará material didático e ajuda de custo com transporte e alimentação. O término das inscrições varia de acordo com o curso, podendo ser entre os dias 08 e 22 de julho de 2018.

A capacitação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos profissionalizantes pretendem habilitar, aperfeiçoar e atualizar o aluno que está em busca do primeiro emprego ou que tem pressa em reingressar nos postos de trabalho.

Os cursos que ainda possuem vagas são: agente de informações turísticas, agente de recepção e reservas em meios de hospedagem, almoxarife, auxiliar de conservação de acervos (Unidade Centro de Memória), bartender, camareira em meios de hospedagem, desenhista de produtos gráficos web, garçom, manicure e pedicure, operador de computador, programador de dispositivos móveis, recepcionista e idioma, entre outros.

"No primeiro momento, as oportunidades foram voltadas aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família, ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. Agora, as vagas estão abertas para qualquer pessoa interessada", destacou o presidente da Faetec, Miguel Badenes.

Criado em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. O Pronatec representa um esforço de oferta de cursos voltados prioritariamente para os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, os trabalhadores, os beneficiários dos programas federais de transferência de renda e os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.