É de Arraial do Cabo! Alexandre Pantoja vence no UFC e conquista cinturão para o Brasil
Cabista venceu o mexicano Brandon Moreno na decisão dividida dos jurados
10/07/23 - 10:51

O Brasil tem um novo campeão no Ultimate Fighting Championship, o UFC. É o lutador Alexandre Pantoja, que venceu o mexicano Brandon Moreno, na decisão dividida dos jurados e conquistou o cinturão.
Nascido em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, Pantoja levou a melhor depois de cinco rounds. O cabista animou a noite da cidade praiana, que teve a luta sendo transmitida em um telão na Praça do Cova.
Luta foi transmitida em telão na Praça do Cova | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
Com o resultado, o Brasil voltou a ter um campeão na maior organização de MMA do mundo, cerca de um mês após a atleta Amanda Nunes anunciar sua aposentadoria e deixar o país sem um campeão no UFC.
Pantoja fez um discurso emocionante após se consagrar campeão, em que relembrou sua trajetória de vida e os sacrifícios que teve que fazer:
Eu comecei a treinar quando tinha 12 anos, agora eu tenho 33. Nos últimos dois anos, eu trabalhei ainda mais. Eu abri mão de muita coisa na vida, eu trouxe minha família para os Estados Unidos. Eu deixei tudo o que tinha.
A luta
Pantoja buscou atacar desde o início do primeiro round. O mexicano agarrou o brasileiro e o colocou imprensado contra a grade. O campeão amarrou a luta por mais de um minuto até Pantoja conseguir se desvencilhar.
No segundo round, os dois foram para a trocação franca. Brandon Moreno voltou a conectar bem com o jab e aos poucos foi acertando outros golpes também.
Pantoja buscou atacar desde o início do primeiro round | Foto: Divulgação/UFC
A luta ficou bem equilibrada no terceiro e quartos rounds. O brasileiro chegou a tentar a luta no chão, mas não obteve sucesso. Foi em pé que Pantoja mais assustou o mexicano e começou a abrir vantagem.
O quinto e último round foi o único em que os dois lutadores se estudaram no primeiro minuto e não foram direto para a briga. De maneira mais cautelosa, o cabista soube administrar os minutos finais e garantir a vitória.
O cabista de 33 anos agora soma dez vitórias e três derrotas desde que entrou na organização, em 2017. Na carreira, são 26 vitórias e cinco derrotas. Pantoja, que nunca foi finalizado ou nocauteado no octógono, venceu sua oitava luta por decisão.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.