TSE anuncia medidas para evitar filas no 2º turno; propaganda no rádio e TV recomeça nesta sexta
Ministro faz apelo para o comparecimento de todos os eleitores no segundo turno
06/10/22 - 14:24

O problema das filas enormes na votação do primeiro turno foi uma das maiores reclamações dos eleitores e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai tomar medidas para evitar que a situação se repita no segundo turno, que será realizado no dia 30 de outubro.
Durante a abertura da primeira sessão do TSE, após o primeiro turno, o ministro Alexandre Moraes disse que os problemas que causaram as filas estão sendo equacionados com os tribunais regionais eleitorais (TREs). O ministro fez um apelo:
O TSE já está planilhando e tomando todas as medidas necessárias. O comparecimento de todos os eleitores é muito importante para que nós possamos novamente demonstrar a maturidade da democracia brasileira e completar esse ciclo eleitoral das eleições gerais de 2022.
O ministro Alexandre Moraes também fez um balanço do primeiro turno e destacou que dos 156 milhões de eleitores que estavam aptos a votar, 123 milhões (80%) compareceram às urnas.
A abstenção foi de 20,95%, número que está na média registrada em eleições anteriores, segundo o ministro.
De acordo com o ministro do TSE, foram registrados 118 milhões de votos válidos, 3,4 milhões de nulos (2,82% do total) e 1,9 milhão de brancos (1,59%).
TSE faz apelo para o comparecimento de todos os eleitores no segundo turno | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Propaganda eleitoral
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV retomam nesta sexta-feira, dia 7, para os dois candidatos à Presidência da República e aos 24 a governador que disputam o segundo turno das eleições. As informações foram divulgadas também pela Agência Brasil.
No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos. A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, dois dias antes da votação.
Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de libras e audiodescrição, sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.
Pelas normas eleitorais, a propaganda para presidente da República será veiculada na TV de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.
Ordem dos candidatos
O primeiro a se apresentar será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por ter obtido maior número de votos no primeiro turno. A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar.
Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio.
Na televisão, o horário eleitoral para governador será de 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.
Os candidatos têm 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.