MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prazo para eleitor solicitar voto em trânsito começa nesta segunda-feira

Opção estará disponível nas capitais e em municípios com mais de 100 mil habitantes

Por Redação Multiplix
18/07/22 - 10:46
Prazo para eleitor solicitar voto em trânsito já começou Os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral poderão votar em urnas especiais | Foto: Divulgação/TRE

A partir desta segunda-feira, dia 18, os municípios com eleitorado superior a 100 mil pessoas passarão a habilitar locais de votação convencionais ou específicos para o recebimento do voto em trânsito, permitido somente nessas localidades. A data está prevista no calendário eleitoral.

A medida deve ser cumprida para permitir que o eleitor possa solicitar o voto em trânsito, cujo prazo começa hoje e segue até o dia 18 de agosto. Na ocasião, o cidadão poderá indicar o local, fora de seu domicílio eleitoral, onde pretende votar.

Essa é uma alternativa para aqueles que não conseguiram fazer a transferência do título de eleitor ao local atual de domicílio e que, assim, não deixem de exercer a sua cidadania e votem no dia 2 de outubro.

Caso o eleitor esteja fora da cidade, mas dentro do seu estado, o voto em trânsito garante que ele participe das eleições escolhendo candidatos para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital.

Já nos casos em que o voto seria feito em outro estado, os eleitores poderão votar apenas para presidente da República.

Para votar em trânsito

O eleitor deverá se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo, munido de documento oficial com foto, no período determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocasião em que indicará em qual município pretende votar.

O eleitor cadastrado para votar em trânsito estará desabilitado para votar na sua seção de origem.

Urnas em Cabo Frio

A 96ª Zona Eleitoral de São Cristóvão, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, já recebeu as urnas especiais para voto em trânsito.

Um treinamento especial com os mesários, de forma presencial, será realizado para a utilização correta dos equipamentos.

Ainda não há data definida para este trabalho.

Previsão para Nova Friburgo e Teresópolis

Em resposta aos questionamentos feitos pela reportagem a respeito de quais municípios da Região Serrana do Rio serão contemplados com o “Voto em Trânsito”, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que “a distribuição das urnas eletrônicas envolve logística de transporte e questões de segurança”.

A instituição, no entanto, não informou o calendário para a ida dos eleitores aos cartórios eleitorais.

“O processo de elaboração do cronograma envolve essas questões. Para essa região do estado, ainda não está concluída essa logística.”

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.