MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Volta total dos alunos às escolas estaduais de Nova Friburgo ainda não ocorreu

Colégios estão funcionando em esquema de rodízio, apesar da determinação do governo estadual; entenda

Por Matheus Oliveira
29/10/21 - 11:11
Volta total dos alunos às escolas estaduais de Nova Friburgo ainda não ocorreu Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick está sem aula presencial | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O governo estadual determinou o retorno, de forma integral, das aulas presenciais da rede estadual de educação na última segunda-feira, 25, seguindo uma série de regras sanitárias para evitar o contágio pela Covid-19. Entretanto, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, muitas unidades de ensino ainda não conseguiram garantir a volta de 100% dos alunos.

O Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick, no Centro, está sem aulas presenciais. A reportagem do Portal Multiplix apurou que faltam funcionários para higienizar o espaço físico, para que a unidade cumpra os protocolos sanitários exigidos pelo estado e pelo município.

Atualmente, apenas dois funcionários estão realizando o serviço de limpeza. O colégio aguarda uma posição da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) para saber quando poderá receber todos os alunos.

Ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem, os professores não se negaram a voltar, mas muitos questionaram o retorno das aulas faltando pouco mais de um mês para o fim do ano letivo, e que parte dos pais não queriam que seus filhos voltassem às salas de aula.

Por sua vez, no Colégio Estadual Canadá, localizado no bairro de Olaria, as aulas até retornaram, mas ocorre um revezamento de estudantes, pois a estrutura das salas não comporta a presença de todos os alunos e o respeito ao distanciamento mínimo de 1 metro, exigido por decreto municipal.

Salas de aula precisam ter distanciamento de 1 metro entre os alunosSalas de aula precisam ter distanciamento de 1 metro entre os alunos | Foto: Banco de Imagem

O rodízio acontece de forma semanal: metade de uma turma vai para a sala de aula e a outra fica em casa em uma semana. Os que não vão para a escola, levam atividades de reforço para seguir estudando, segundo apurou a reportagem.

Assim como no Jamil El-Jaick, muitos pais reclamaram do retorno ocorrer quase no fim do ano. Alguns alunos estariam com dificuldade para irem até a escola, por estarem residindo em bairros afastados das unidades e com poucos horários de ônibus.

O que diz a Seeduc

A Seeduc confirmou ao Portal Multiplix que as escolas estaduais de Nova Friburgo estão funcionando no sistema de rodízio para que possam cumprir a regra do distanciamento mínimo, estabelecido por decreto municipal.

Ainda de acordo com a nota da secretaria, toda a rede estadual de ensino continua cumprindo os protocolos e orientações definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O que diz o Sepe

De acordo com o diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) de Nova Friburgo, Daniel Campos, houve uma forte reação por parte de algumas direções e pais de alunos contrários ao retorno quase no fim do ano letivo.

“Além disso, os professores ficaram preocupados pelo fato de cada escola ter um espaço físico diferente e existir uma dificuldade em respeitar o espaço mínimo de 1 metro exigido pela prefeitura. E qual o sentido de exigir este retorno faltando um mês e meio para o fim do ano letivo? Existe uma série de incoerências nesta volta às aulas”, questiona Daniel.

Regras para o retorno

Segundo a determinação do estado, o retorno às aulas presenciais é obrigatório, exceto para os alunos com comorbidade.

O decreto também estabelece a suspensão do vale-alimentação e da cesta básica distribuídos pelo Executivo durante o período de ensino remoto e a retomada da merenda nas escolas.

Os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 deverão ser comunicados à direção da escola, que deverá informar às autoridades de saúde.

O governo estadual afirmou que a decisão pelo fim do ensino híbrido (presencial e remoto) foi tomada a partir da confirmação de que a maioria dos profissionais de educação está com o esquema vacinal completo e que já está imunizando jovens de 12 a 17 anos, faixa etária dos alunos da rede.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.