MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sebrae dá dicas e orientações a microempreendedores e empresários

Atendimento online personalizado com informações sobre como agir diante da crise provocada pela pandemia de coronavírus está disponível

Por Redação Multiplix
02/04/20 - 11:59
Sebrae dá dicas e orientações a microempreendedores e empresários Resiliência e inovação para o momento são fundamentais | Foto: Divulgação/Sebrae

O Sebrae de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está dando dicas e orientando microempreendedores e empresários sobre como agir e o que fazer durante a pandemia do novo coronavírus. O atendimento pode ser feito online, onde o cliente entra no site e marca a opção de interesse para ser atendido.

Entre as orientações do Sebrae estão a organização das despesas e custos, simulações, cálculos de capital de giro, ficar atento aos prazos e realizar negociações, entre outras recomendações voltadas para esse momento.

De acordo com o Sebrae, é importante que o microempreendedor organize o caixa da empresa e identifique todas as despesas e custos que mantém o negócio funcionando.

“É preciso simular e rever as previsões de receitas. Simular cenários de três meses e mensurar os custos e despesas nesse período”, destaca a instituição.

Além disso, entre outras dicas, o Sebrae enaltece que o microempreendedor e o empresário devem verificar o estoque, a quantidade de produtos e ficar de olho nos prazos de validade desses itens.

“Nossa recomendação é calcular a necessidade de capital de giro que é feito através do que tem no caixa, mais estoque e contas a receber dividido por contas a pagar. É preciso negociar com os fornecedores os melhores prazos e condições para pagamento: reforce as parcerias, verifique seu fluxo de caixa para entender a melhor forma de pagamento no momento”, diz o Sebrae.

Outra dica é buscar as negociações no prazo de 60 dias se o microempreendedor e o empresário tiverem contratos vigentes e não estiverem em dia com os pagamentos. Buscar as renegociações dos prazos e também as parcelas mensais das dívidas, podem ajudar durante esse período.

“Outra coisa é saber se precisa de recursos, para que e em quanto tempo pagar. O recurso deve ser suficiente. Caso contrário, não resolverá o problema e aumentará o endividamento”, destaca a dica.

Ainda de acordo com o Sebrae, ausências de informações, conflito e incapacidade financeira e falta de garantias, são os principais entraves para buscar recursos. Por isso, a dica é colocar no papel todas as informações de forma atualizada para então poder tomar as decisões.

“Aguarde para fazer novos investimentos, o recurso poderá ser necessário para cobrir o caixa da empresa nos próximos períodos de baixa demanda”, explica a instituição.

No período de pandemia, muitas empresas estão optando pelo delivery para ajudar a manter o negócio. Essa opção de entrega de produtos é uma dica para o microempreendedor que puder investir.

“Se para seu modelo de negócios for viável, estruture o modelo de entrega delivery. Boa parte dos consumidores continuarão a comprar se a mercadoria chegar em sua casa ou escritório. Resiliência e inovação para o momento são fundamentais”, enaltece o Sebrae.

O Sebrae preparou um material com ebooks, cartilhas, vídeos e atendimento digital, de forma gratuita para os pequenos negócios que precisam de orientação. O link de acesso é http://especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br/


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.