MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Região dos Lagos cria mais de 4,9 mil postos de trabalho nos primeiros meses do ano

Números comparam janeiro a abril deste ano. Araruama e Arraial do Cabo apresentaram melhores resultados

Por Déborah Carvalho
17/06/22 - 09:13
Região dos Lagos cria mais de 4,9 mil postos de trabalho nos primeiros meses do ano Araruama é a cidade que mais gerou emprego de carteira assinada; 2.196 vagas no total | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Além da ameaça à saúde pública, a pandemia da Covid-19 acarretou diversos problemas econômicos para o país. As cidades da Região dos Lagos do Rio foram diretamente afetadas pela falta de emprego durante esse período.

Segundo uma análise agregada de todos os setores econômicos, como indústria, comércio, serviços e agropecuária, via plataforma Retratos Regionais, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a região perdeu 1.417 postos formais de trabalho durante todo o ano de 2020.

Em dezembro de 2021, Araruama registrou saldo negativo de postos de trabalho no mês, com menos 74 vagas de emprego.

Após 2 anos sofrendo os impactos com a pandemia, a nova análise feita pela Firjan mostrou um crescimento de emprego com carteira assinada nos quatro primeiros meses de 2022. A pesquisa indicou um saldo positivo de 4.968 postos de trabalho formais.

Araruama foi a cidade que mais gerou emprego de carteira assinada, 2.196 vagas no total. Seguida de Arraial do Cabo com 1.206 postos. O recorte segue a atual divisão político-administrativa do estado e contempla também os municípios de Cabo Frio e Búzios.

No período de janeiro a abril deste ano, foram registradas 2.247 vagas de empregos formais na análise específica da indústria da microrregião. A construção civil foi o segmento que mais gerou emprego de carteira assinada, foram 1.753 vagas.

Números gerais

De acordo com dados da Firjan, o Rio foi o segundo estado a contratar mais no país em abril. Foram mais de 22 mil novas vagas de trabalho formais e todos os grandes setores apresentaram saldo positivo no mês.

Os setores que mais abriram postos de empregos no Brasil foram o de Indústria e Construção, com 5.774 vagas, seguido do Comércio com 1.618 e Agropecuária, com 146 vagas no total.

Com esse rendimento, o mercado de trabalho formal fluminense apresentou o segundo maior saldo de contratações do país no mês, atrás apenas de São Paulo.

No setor de Serviços, o segmento de Alimentação liderou as contratações em abril. O ramo de Restaurantes e outros estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas gerou 2.879 vagas de emprego no país. O setor industrial de Construção Civil manteve o patamar elevado com mais de 2.935 vagas.

Outro setor que se destacou, principalmente por conta da área de Captação, Tratamento e Distribuição de Água e Coleta de Resíduos Não-Perigosos, foi o de Serviços Industriais de Utilidade Pública que gerou mais 1.033 trabalhos formais nos primeiros quatro meses do ano.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 10,5% no trimestre encerrado em abril, para o menor nível desde 2016. Mas a falta de trabalho ainda atinge 11,3 milhões de brasileiros.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em um painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.