MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prova de vida do INSS volta a ser exigida neste ano

Quem não fez o procedimento em 2020/2021 deve seguir novo calendário

Por Kessia Coutinho
03/01/22 - 16:15
Prova de vida do INSS volta a ser exigida neste ano Procedimento volta a ser obrigatório neste ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que não realizaram a prova de vida obrigatória em 2020 e 2021 precisam ficar atentos.

A prova de vida voltou a ser obrigatória após três meses de suspensão e, caso não seja feita, o beneficiário pode ter o benefício bloqueado.

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida havia sido suspensa por causa da pandemia da Covid-19.

Em junho do ano passado, o procedimento foi retomado e em outubro, suspenso novamente.

De acordo com o INSS, aproximadamente 36 milhões de beneficiários devem realizar o procedimento. O início dos bloqueios vai começar a ser realizado no mês de julho.

Calendário

Para evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão estabeleceu um cronograma para a realização da prova de vida. As datas foram divididas da seguinte forma:

A renovação deve ser feita no mês do vencimento da prova de vidaA renovação deve ser feita no mês do vencimento da prova de vida | Arte: Reprodução/INSS

Como realizar a prova de vida

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco onde o beneficiário recebe o pagamento. O procedimento pode ser realizado nos caixas eletrônicos com o uso da biometria ou na agência bancária.

Em alguns bancos, também é possível realizar o serviço através do internet banking ou no aplicativo.

Já os segurados que possuem biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma digital, pelo aplicativo Meu INSS.

Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir a visita de um técnico em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.