Prova de vida do INSS volta a ser exigida neste ano
Quem não fez o procedimento em 2020/2021 deve seguir novo calendário

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que não realizaram a prova de vida obrigatória em 2020 e 2021 precisam ficar atentos.
A prova de vida voltou a ser obrigatória após três meses de suspensão e, caso não seja feita, o beneficiário pode ter o benefício bloqueado.
Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida havia sido suspensa por causa da pandemia da Covid-19.
Em junho do ano passado, o procedimento foi retomado e em outubro, suspenso novamente.
De acordo com o INSS, aproximadamente 36 milhões de beneficiários devem realizar o procedimento. O início dos bloqueios vai começar a ser realizado no mês de julho.
Calendário
Para evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão estabeleceu um cronograma para a realização da prova de vida. As datas foram divididas da seguinte forma:
A renovação deve ser feita no mês do vencimento da prova de vida | Arte: Reprodução/INSS
Como realizar a prova de vida
A prova de vida do INSS deve ser feita no banco onde o beneficiário recebe o pagamento. O procedimento pode ser realizado nos caixas eletrônicos com o uso da biometria ou na agência bancária.
Em alguns bancos, também é possível realizar o serviço através do internet banking ou no aplicativo.
Já os segurados que possuem biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma digital, pelo aplicativo Meu INSS.
Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir a visita de um técnico em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.
Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.