MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pirâmides de investimento: mercado cresce em Cabo Frio e cidade vira alvo de investigação

Empresas da Região dos Lagos estão no radar da Polícia Civil

Por Juan Rodriguez
23/08/21 - 16:00
Pirâmides de investimento: mercado cresce em Cabo Frio e cidade vira alvo de investigação Transações de moedas virtuais na mira da polícia na Região dos Lagos | Foto: Banco de Imagem

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, tem sido alvo de investigações após o crescimento de empresas de moedas virtuais, que costumam oferecer lucro alto e retorno rápido.

Em um mercado valioso que atrai cada vez mais pessoas, os relatos de golpes e outros crimes desencadeou operações da Polícia Civil na cidade. Por conta do aumento de casos das chamadas pirâmides financeiras, Cabo Frio recebeu o apelido de "Novo Egito".

Em meio à polêmica sobre o assunto, muitas pessoas questionam a lisura de tais empresas. O que pode ser feito então para que a população tenha confiança em investir em moedas virtuais?

"A pessoa que quer investir deve tomar alguns cuidados, como analisar a taxa de administração do capital, saber como funciona o resgate futuro do dinheiro e conhecer os riscos do investimento. É bom pesquisar também se a empresa está regulada na CVM, Comissão de Valores Mobiliários", explica o contador Mateus Cunha.

Outra questão importante é o tempo de retorno do investimento. Muitas empresas prometem que o dinheiro será valorizado rapidamente, mas nem sempre é o que acontece em um mercado com tantas variantes.

"Ao fazermos um investimento, devemos olhar o retorno em um determinado prazo e analisar se será válido para os planos futuros, como comprar imóveis, carros ou até mesmo planejar uma viagem ou a aposentadoria. A pessoa deve ter em mente qual é o objetivo do investimento", reforça o contador.

Há também aqueles que preferem investir por conta própria, sem terceirizar a ação através de uma empresa. É o caso do advogado Gabriel Vasques, que investe em bitcoin desde 2017.

"O mais importante é saber quais são os riscos de investimentos em criptomoedas. Investir diretamente, do jeito que eu faço, é comprar o bitcoin, que passa a ser seu. É como se você comprasse dólar", conta o advogado, que se mostra contrário à confiança depositada pelas pessoas em empresas do ramo.

"Essas empresas de pirâmide precisam de novas pessoas para manter a rentabilidade super alta de 10% ao mês. Elas falam que investem e que fazem trade, mas pode ser que não façam. Investir em criptomoeda é diferente de investir em um esquema de pirâmide. Quando você dá 10 mil para uma empresa, o dinheiro passa a ser dela e ela que fica responsável. Enquanto isso, você aguarda um retorno sem poder fazer nada", explica.

No início do mês de agosto, a Polícia Civil prendeu três suspeitos de envolvimento no assassinato de Wesley Pessano, de 19 anos, em São Pedro da Aldeia. O jovem, que era investidor de moedas virtuais e influenciador digital, foi morto a tiros. A polícia afirma que uma disputa de empresas por clientes de criptomoedas pode ter motivado o crime. Ao menos dez empresas estão sendo investigadas em Cabo Frio.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, as delegacias de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Armação de Búzios e Iguaba Grande seguem analisando inquéritos que envolvam transações em criptomoedas na Região dos Lagos.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.