Contas de luz voltam a ter bandeira vermelha patamar 1 em outubro
Valor extra nas cobranças será de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos

As contas de luz no Brasil voltarão a ter o adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês de outubro, devido ao acionamento da bandeira vermelha patamar 1.
A informação foi divulgada na última semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que justificou:
A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas. Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro.
A Aneel ainda explicou "que a fonte solar de geração é intermitente", ou seja, tem interrupções, logo não injeta energia para o sistema o dia inteiro.
Segundo a agência, esse fator também leva à ativação das termelétricas, para garantir a geração quando não há iluminação solar.
A bandeira vermelha patamar 1 já tinha sido acionada nos meses de junho e julho deste ano.
Já em agosto e setembro, a sinalização chegou ao nível mais alto, o 2, com a cobrança extra um pouco mais cara.
Para a Aneel, com esse sistema o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia, já que pode adaptar seu consumo ao saber que a bandeira está vermelha, por exemplo.
A agência ainda reforça a importância do uso responsável da energia elétrica, já que a economia desse recurso também contribui para a preservação de outros, além da sustentabilidade do setor como um todo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!