Defesa Civil de Friburgo abre consulta pública para construção de novo Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Moradores podem responder formulário online até 15 de outubro

Desde quinta-feira, 25, os moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, podem participar da construção do Plano de Contingência de Chuvas Intensas 2025/2026 (Plancon), por meio de um formulário online.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil e pode ser acessada até o dia 15 de outubro, clicando aqui.
Entre as perguntas a serem respondidas estão o bairro ou localidade em que a pessoa reside, se a comunidade já foi afetada por chuvas intensas e até como avalia a atuação dos órgãos públicos em situações de risco.
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o objetivo da medida é "ouvir a voz dos friburguenses e colher sugestões que possam tornar o Plancon ainda mais eficaz e alinhado à realidade local".
Esse documento busca orientar as ações de prevenção, preparação e resposta a emergências e desastres provocados por eventos naturais e/ou antrópicos, garantindo mais segurança e proteção para toda a cidade.
O governo municipal informou que o preenchimento do formulário leva menos de cinco minutos e ainda completou:
Todas as contribuições serão analisadas pela equipe da Defesa Civil e servirão de base para novas estratégias e melhorias no sistema de proteção do município.
Além disso, segundo a prefeitura, está prevista uma audiência pública na semana de 20 a 24 de outubro, com o objetivo de fortalecer a transparência e o diálogo com a sociedade.
O Plano de Contingência 2024/2025, em vigor no momento, pode ser conferido por este link.
O Executivo friburguense garante que “os dados coletados no presente formulário serão utilizados exclusivamente para fins de contribuição ao Plancon 2025/2026, preservando as informações pessoais dos participantes em quaisquer divulgações por parte do município de Nova Friburgo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!