MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Consultor financeiro explica como a alta da taxa de juros influencia a vida do consumidor

Gabriel Alves avalia impactos do aumento de 0,75% da taxa Selic no bolso do consumidor brasileiro

Por Matheus Oliveira
29/03/21 - 14:50
Consultor financeiro explica como a alta da taxa de juros influencia a vida do consumidor Alta da taxa de juros gera impacto diretamente no poder de consumo do cidadão | Foto: Banco de Imagem

Na metade do mês de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) definiu a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 2,75% ao ano. A elevação foi de 0,75 ponto percentual em relação à antiga taxa, de 2%. Foi o primeiro aumento nos juros em seis anos. Tal definição pode parecer irrelevante, mas afeta e muito a vida do cidadão.

O consultor financeiro Gabriel Alves explica que a taxa de juros mais alta interfere no consumo, no crédito e na rentabilidade de investimentos. Ao mesmo tempo, o consultor aponta que a inflação possui uma meta anual, e que o índice estando dentro desta meta é benéfico para a economia. Um dos objetivos do governo com o aumento da taxa de juros é controlar a inflação, retirando dinheiro do mercado e diminuindo os preços que fazem pressão sobre a inflação.

“Para o consumidor, isso acaba trazendo um desestímulo ao crédito porque a taxa de juros vai estar mais elevada, e consequentemente as taxas de crédito também estarão mais altas. Isso reduz o consumo, mas em contrapartida, acaba reduzindo o valor de alguns produtos que são precificados em dólar, isso porque o real tende a se valorizar um pouco mais”, declara Gabriel.

Vale lembrar que produtos nacionais que são vendidos em dólar também se tornam mais atrativos no mercado global com o real mais valorizado, o que favorece as exportações de produtos do Brasil.

Na Região Serrana do Rio, o setor industrial local pode se beneficiar com os juros mais caros.

“A gente tem uma produção muito grande de moda íntima e na metalurgia. Então, essa produção quando você tem uma matéria-prima precificada em dólar, ela tende a ficar também mais favorável. Vamos imaginar aqui uma confecção que compra produtos da China. A matéria-prima é comprada em dólar, e com o câmbio favorável, e claro, se a curva de oferta e demanda se mantiver estável ou apresentar alguma mudança favorável, os produtos tendem a ficar mais baratos, incentivando a produção da nossa região”, afirma.

Cabe destacar que um dos motivos que levaram o governo federal a adotar tal medida foi a desvalorização do real frente ao dólar.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.