MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Após greve dos caminhoneiros, confiança da indústria segue baixa em julho

Índice da CNI subiu para 50,2 pontos em julho, mas não reverteu a queda registrada em junho

Por Matheus Oliveira
20/07/18 - 09:38
Após greve dos caminhoneiros, confiança da indústria segue baixa em julho Contêineres empilhados em porto, relacionando o comércio e industria. | Banco de imagens

De acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quinta-feira, dia 19 de julho, a confiança dos empresários do setor subiu 0,6 ponto em julho. O Indicador de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) chegou a 50,02 pontos, depois de ter caído de 55,5 pontos para 49,6 pontos entre maio e junho.

O índice mostra que a confiança de investimento dos empresários da indústria ainda está longe de reverter a queda de 5,9% apresentada em junho com relação a maio. Este resultado ocorreu devido à greve dos caminhoneiros que gerou desabastecimento de combustíveis, fazendo faltar diversos insumos para a sociedade. 

O ICEI de julho de 2018 é ainda 0,4 ponto inferior ao registrado em julho de 2017 e 3,9 pontos abaixo da média histórica do índice. Esses indicadores variam entre 0 e 100. Quando estão abaixo de 50 indicam baixa confiança dos empresários com o mercado.

“A confiança do empresário segue baixa, um mês após o fim da paralisação dos serviços de cargas”, diz a pesquisa. “A solução para paralisação dos transportes de cargas ainda não está totalmente construída. A questão da tabela de fretes ainda gera muitas incertezas”, avalia o economista da CNI Marcelo Azevedo.

A confiança é maior entre os empresários da região Norte, onde o ICEI alcançou 53,1 pontos, e menor no Sudeste, onde o índice foi de 48,4 pontos. No Sul, o ICEI ficou em 49,6 pontos, no Nordeste, em 51,1 pontos e, no Centro-Oeste, em 51,5 pontos.

Segundo a CNI, a pequena recuperação demonstrada pela indústria em julho é resultado da percepção menos negativa sobre as condições atuais da economia e dos negócios. O indicador de expectativas sobre o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses subiu 0,3 ponto em relação a junho e ficou em 53,5 pontos. 

A pesquisa foi feita entre 2 e 14 de julho com 2.708 empresas. Dessas 1.095 são pequenas, 1.012 são médias e 601 são de grande porte.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.