'A Lapa Sobe a Serra': samba, boemia e tradição carioca tomam conta de Nova Friburgo
Projeto recria atmosfera de reduto carioca com shows de Sandra de Sá, Monobloco e Dudu Nobre, além de boteco, sinuca e samba de gafieira
.jpg)
A boemia carioca vai subir a serra!
Inspirado no reduto mais icônico da vida noturna do Rio, o projeto "A Lapa Sobe a Serra" promete transformar Nova Friburgo em um verdadeiro palco da cultura e da alegria carioca.
Com programação que une música, dança, gastronomia e até campeonato de sinuca, o evento chega à Região Serrana com grandes nomes da música brasileira.
Além dos artistas locais, que farão a abertura do evento, na sexta-feira, 24, o público também vai desfrutar de uma série de shows, como de Sandra de Sá e Cordão da Bola Preta, no sábado, 25, e Monobloco e Dudu Nobre, no domingo, 26.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A cenografia será um espetáculo à parte: o público encontrará réplicas de bares, de gafieiras e da arquitetura típica da Lapa, transportando o visitante para o coração boêmio do Rio de Janeiro.
Desde a última semana, a estrutura do evento está sendo montada na praça do Suspiro.
Quem for prestigiar o evento, encontrará réplicas da arquitetura típica da Lapa | Fotos: Divulgação/Organização do evento
A proposta, segundo os organizadores, é recriar a atmosfera vibrante do bairro que é sinônimo de samba, resistência cultural e diversidade.
A idealizadora e diretora do festival, Tayana dos Santos, conta que o projeto nasceu em 2010 e ficou guardado por mais de uma década.
Agora, retorna ainda mais forte e com o propósito de aproximar a Lapa das montanhas.
A proposta é criar uma conexão real entre a Lapa e a serra. Queremos que o público mergulhe nessa experiência e leve uma memória afetiva para casa.
Além dos shows, o público poderá aproveitar bares temáticos, comidas de boteco, rodas de samba e o tradicional Campeonato de Sinuca, em homenagem à boemia carioca.
Com expectativa de atrair cerca de 60 mil pessoas nas três cidades, o evento deve movimentar o turismo e impulsionar a economia local, repetindo o sucesso de edições anteriores.
Entrada
O evento tem entrada gratuita, mas é obrigatório baixar o ingresso de cortesia através deste site.
Também é necessário levar 1kg de alimento não perecível.
O festival ainda terá o Camarote VIP Open Bar & Open Food, um espaço exclusivo, com serviço premium de comidas e bebidas e vista privilegiada dos shows.
Os ingressos podem ser adquiridos no mesmo site e custam R$ 440, com opção de parcelamento em até 12 vezes.
A programação completa do evento pode ser conferida através deste link.
Em outros municípios
O evento "A Lapa Sobe a Serra" também será realizado em outros municípios da Região Serrana.
Em Teresópolis, o festival acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro, com Marvvila e Monobloco na sexta, 14, Sandra de Sá e Cordão do Bola Preta no sábado, 15, e uma tradicional feijoada ao som da banda Quintal do Céu, no domingo, 16.
Fechando o circuito, Petrópolis será palco da festa de 28 a 30 de novembro, com Marvvila, na sexta, 28, Leandro Sapucahy e Cordão do Bola Preta, no sábado, 29, e Dudu Nobre e Monobloco, no domingo, 30.
Homenagem a Carlinhos de Jesus
O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus segue como padrinho oficial do projeto.
É uma grande alegria ser padrinho de um projeto que enaltece a Lapa, esse bairro icônico da cultura e da boemia carioca. O samba é resistência e celebração — é união, é alegria.
Por motivos de saúde, no entanto, ele não atuará como mestre de cerimônias nesta edição, mas será homenageado de forma especial.
O ator Alexandre Barillari interpretará o personagem "Bom Malandro", inspirado no legado do artista.
O "A Lapa Sobe a Serra" tem patrocínio da Vivo, Naturgy e Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Conta ainda com o apoio das prefeituras de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!