Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ventania causa transtornos em Friburgo no último domingo; energia e transporte ainda não foram totalmente normalizados

Rajadas chegaram a 93 km/h no Pico da Caledônia; ventos devem perder força segunda, 20

Por Natalia Amorim
20/10/25 - 12:49
Ventania causa transtornos em Friburgo no último domingo; energia e transporte ainda não foram totalmente normalizados Rajadas de vento provocaram quedas de árvore em diversos pontos da cidade | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A chegada de uma frente fria à Região Serrana neste fim de semana provocou fortes rajadas de vento e gerou uma série de transtornos em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.

A ventania, registrada no domingo, 19, derrubou árvores, danificou redes elétricas e afetou o transporte público.

De acordo com a Defesa Civil, que desde a manhã de ontem tem monitorado a situação, as ocorrências aconteceram em diferentes bairros.

Na RJ-116, em Theodoro de Oliveira, uma árvore caiu e interditou o trânsito, mas a passagem já foi liberada.

Outras ocorrências foram registradas nos bairros Cônego e Cascatinha.

Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp

No Sítio São Luís, também foi registrada uma obstrução de via, que foi liberada pelo Corpo de Bombeiros.

Já em Florândia da Serra, Barracão dos Mendes e na Estrada Floresta Mendes, árvores caíram sobre a fiação elétrica.

No Centro, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos trabalhou na praça Getúlio Vargas para o corte de parte de um dos eucaliptos centenários.

Na Parada Frossard, uma árvore atingiu uma residência, mas sem causar danos estruturais.

Apesar dos danos materiais, não houve feridos.

A Defesa Civil de Nova Friburgo informou que as ocorrências provocaram apenas danos materiais. Ninguém ficou ferido.A Defesa Civil de Nova Friburgo informou que as ocorrências provocaram apenas danos materiais. Ninguém ficou ferido. | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Aviso meteorológico

Um aviso meteorológico emitido na última sexta-feira, 17, pela Defesa Civil do Rio, já alertava para a instabilidade do tempo e para a possibilidade de ventos moderados a fortes, com pancadas de chuva.

As rajadas mais intensas foram registradas no Pico da Caledônia, onde os ventos chegaram a 93,6 km/h, segundo dados do site Weather Underground, monitorado pela Energisa.

Um novo comunicado emitido pelo mesmo órgão na manhã desta segunda-feira, 20, diz que a tendência é de melhora gradual no tempo ao longo do dia, com chuva fraca e temperaturas amenas.

O céu deve passar de encoberto a parcialmente nublado e os ventos tendem a diminuir de intensidade.

A temperatura máxima prevista para a Região Serrana é de 24°C, com ventos fracos a moderados de Sul/Sudeste.

Energia elétrica

Segundo nota oficial emitida pela Energisa, concessionária de energia, a tempestade provocou danos significativos à rede elétrica, com rompimento de cabos, queda de postes e interrupção no fornecimento de energia.

O volume de ocorrências, segundo a concessionária, chegou a ser 15 vezes maior que o normal em dias de operação regular.

A empresa ainda disse que "continua atuando, juntamente com Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para restabelecer os 2% da população de Nova Friburgo que está sem energia".

Veja posicionamento na íntegra:

Devido à tempestade que atingiu Nova Friburgo, no início manhã deste domingo, 19/10, causando danos à rede elétrica, a Energisa está trabalhando sem parar para restabelecer o fornecimento de energia a todos os clientes afetados. A força dos ventos derrubou árvores inteiras, lançou galhos, entre outros objetos sobre a rede elétrica, provocando a quebra e queda de postes, rompimento de cabos e outros danos à rede. O volume de ocorrências registradas neste domingo chegou a ser até 15 vezes superior ao observado em dias de operação normal, devido aos impactos da tempestade.

A Energisa continua em campo com um número 150% maior de equipes empenhadas na recomposição da rede elétrica. Vale ressaltar que hospitais, unidades de saúde e situações que representem risco à segurança da comunidade têm prioridade nos atendimentos, assim como os clientes que dependem de equipamentos vitais ligados à energia elétrica. Os trabalhos são complexos e demandam maior tempo, pois envolvem a reconstrução do sistema elétrico como a substituição de poste e de cabos partidos, bem como a liberação das estradas, devido à queda de árvores, para execução do serviço com segurança. A Energisa continua atuando, juntamente com Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para restabelecer os 2% da população de Nova Friburgo que está sem energia.

O Grupo Energisa conta com a ferramenta de Alerta de Situação Climática da Storm, empresa contratada para monitorar as condições climáticas na área de concessão da Energisa. Todos os dados coletados e compartilhados com a concessionária fazem parte dos bancos de dados de órgãos de monitoramento como o Instituto Nacional de Meteorologia e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo o site Weather Underground, no Pico da Caledônia, foram registradas rajadas de vento de 93,6 km/h, somente durante o início da manhã.

A concessionária está à disposição 24 horas por dia e reforça a orientação à população para que não faça qualquer intervenção na rede por conta própria, também não se aproxime de cabos partidos e postes danificados. Em caso de dúvidas, priorizar o atendimento pelo WhatsApp (Gisa) no número (32) 9 8426-1352 e pelo aplicativo Energisa On.

Linhas de ônibus afetadas

A ventania também trouxe impactos para o transporte público.

Segundo a FAOL, concessionária responsável pelo serviço na cidade, diversas linhas precisaram ser alteradas, após a queda de árvores em pontos estratégicos da cidade.

As linhas 40 (Theodoro), 53B (Fazenda Rio Grande), 53C (Barracão dos Mendes), 53D (Salinas) e 55 (São Lourenço) foram as mais afetadas.

A empresa disse ainda que durante a manhã de domingo, fez desvios emergenciais para manter o atendimento aos passageiros, especialmente nas rotas que passam pela RJ-130, utilizando o trajeto alternativo por Alto dos Vieiras.

A linha 40 foi a primeira a ser normalizada, ainda no final da manhã, e as demais voltaram a circular normalmente no início da noite.

Nesta segunda-feira, 20, apenas a linha 53D (Salinas) segue com restrição temporária, indo até o trecho asfaltado devido às más condições da estrada.

Serviços:

A Defesa Civil de Nova Friburgo alerta a população para que fique atenta às condições climáticas e acione os canais oficiais em casos de emergência:

  • Defesa Civil – 199

  • Corpo de Bombeiros – 193

  • Energisa – WhatsApp (32) 9 8426-1352 / App Energisa On

  • FAOL – atualizações disponíveis nas redes sociais oficiais

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.