Inmet e Defesa Civil emitem alertas de chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo para todo o estado do Rio
Aviso de perigo potencial começa a valer a partir da tarde desta segunda, 22, e tem validade até a manhã de terça-feira, 23

A primavera mal chegou nesta segunda-feira, 22, e junto com ela veio a previsão de temporais para todo o estado do Rio de Janeiro.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil Estadual, estão previstos volumes de chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a até 50 mm/dia, acompanhados de rajadas de vento que variam entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
A previsão aponta para pancadas de chuva forte a muito forte, incidência de raios, ventos que podem atingir intensidade muito forte (até 85 km/h) e queda de temperaturas a partir de terça-feira, 23.
Os alertas estão associados à passagem de uma frente fria, que deve intensificar as instabilidades atmosféricas justamente no momento da transição para a nova estação.
Os comunicados foram emitidos na manhã desta segunda pelas instituições, que reforçam a necessidade de atenção redobrada da população a partir desta tarde.
De acordo com o Inmet, o aviso meteorológico é válido das 14h de segunda até as 10h de terça.
A Defesa Civil de Nova Friburgo publicou um vídeo nas redes sociais, através do secretário Evi Gomes:
A Defesa Civil de Nova Friburgo está monitorando a chegada dessa frente fria que já vem causando algum dano na Região Sul, principalmente pelos fortes ventos, e por esta noite está para chegar na nossa região. A gente orienta a população para estar seguindo as nossas informações pois a gente vai estar emitindo alertas durante a passagem desta frente fria, que tem previsão, inclusive, de queda acentuada de temperatura para amanhã, 23. E qualquer situação emergencial, a gente vai emitir os alertas para população.
O órgão ressalta o risco de cortes de energia, queda de galhos e orienta a população a evitar áreas de risco de deslizamento, não se abrigar debaixo de árvores durante tempestades, manter distância de postes e cabos de energia e, sempre que possível, buscar informações em canais oficiais.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!